Que estranho! Estamos na época natalícia... mas não parece Natal. Não há o frenesim de outros tempos. Falta o entusiasmo dos preparativos para a consoada em família alargada. Não há a excitação do planeamento da noite de receção a um novo ano. Faltam os enfeites, que a cada ano tentamos que sejam mais vistosos para “encantar” quem nos visita. Não cheira a Natal. Há apenas umas luzes ténues na rua para nos lembrar, timidamente, que vivemos uma altura festiva, tentando trazer alguma cor e vida a uma noite escura e silenciosa. Vivemos um período atípico. Até nos esquecemos que é Natal, tantas são as restrições que, constantemente (e bem), nos relembram que é necessário cumprir, do distanciamento que, insistentemente (e bem), nos alertam que é fundamental respeitar.
Henrique Girão
O presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra faz o balanço de quatro anos na presidência deste instituto e fala acerca do crescente interesse pela formação em Medicina Legal.
[+ info]
A infância na Guarda, o exemplo do pai e a passagem pela Académica. O otorrinolaringologista e Professor Catedrático Jubilado da FMUC relembra alguns momentos do seu percurso de vida e fala de projetos para o futuro.
[+ info]
A docente da FMUC e médica pediatra é a primeira autora de um artigo sobre vacinação publicado no JAMA: The Journal of the American Medical Association. Em vídeo, explica em que consistiu este estudo, programado com o apoio da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) e da Direção-Geral da Saúde (DGS) e realizado em colaboração com colegas do Reino Unido.
[+ info]
Trabalho avaliou efeito da fotobioestimulação em indivíduos com distúrbios neurológicos periféricos na região orofacial. Os resultados demonstraram um efeito benéfico deste procedimento na qualidade de vida e na redução da incapacidade em indivíduos com lesões traumáticas e/ou iatrogénicas.
[+ info]
Estudo avaliou o impacto do consumo prolongado de sumo de mirtilo em modelos animais saudáveis, através de um conjunto de parâmetros metabólicos. Embora não tenha havido impacto no perfil metabólico e a nível intestinal, os resultados mostraram uma resposta adaptativa a nível hepático, sendo necessários mais estudos para esclarecer se a mesma se traduzirá em efeitos benéficos ou nefastos.
[+ info]
Projeto usou células de indivíduos com progeria para estudar envelhecimento vascular. Os resultados alcançados podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas dirigidas aos mecanismos de envelhecimento, particularmente importantes no combate a doenças associadas.
[+ info]
Alexandra Nascimento
A aluna do 1º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
da FMUC fala do sonho que a trouxe de Lagos até Coimbra.
[+ info]