Lucerna

“Viver é a coisa mais rara do mundo” já dizia o tal escritor irlandês e é por isso que hoje estou aqui. O meu nome é Alexandra e sou do Algarve, da cidade de Lagos. Bem longe, considerando muitos dos meus colegas, mas ainda bem, porque a distância é só mais um pequeno desafio que estou a aprender a ultrapassar.

A minha história é semelhante a tantas outras: muito estudo, boas notas, sacrifícios em favor da escola e a inabalável certeza de que Medicina foi, é e continuará a ser o meu maior sonho. Desde muito pequena que me lembro de ter uma inconfundível vontade de ajudar o próximo, tendo passado pela experiência do voluntariado, por isso, creio que chegar a Coimbra seria sempre inevitável!  

Hoje, olho para trás e lembro-me de tantos colegas meus que me acompanharam na escola e não deixo de me recordar das incríveis flutuações nas opções de curso. Alguns, numa só semana, conseguiam ser engenheiros, veterinários e analistas da bolsa de Nova Iorque, mas eu não! Posso admitir que sempre foi algo que me fez sentir deslocada, mas estas incertezas sobre o futuro nunca passaram por mim. O meu caminho era claro: Medicina em Coimbra.  

Estudei, trabalhei e chorei por ter dúvidas se conseguiria, mas as lágrimas nunca me souberam tão bem quanto aquelas choradas no dia em que soubemos as colocações e, em menos de nada, estava em Coimbra.  

O drama de encontrar casa, o problema de nunca saber onde andava e a inquietante insegurança de não conhecer ninguém, enfim…problemas de caloira! Ainda bem que os tive, ainda bem que não conheço Coimbra inteira e ainda bem que não conheci toda a gente! Acho que é nesta descoberta que nos descobrimos e, ao conhecer mais, fico com maior certeza de que não seria feliz com outra primeira opção. 

Agora percebo os desafios académicos que ouvia falar e não poderia ter mais orgulho de os ter diante de mim. Lutei muito, sozinha e com a minha família, e posso dizer, hoje, que esta “moça do Algarve” está a aprender com os melhores para continuar a tradição de excelência que acarreta o legado de ser uma Médica de Coimbra! 


Alexandra Nascimento é aluna do 1º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Lucerna

Ilustração por Ana Catarina Lopes