15 de dezembro
Cientistas da UC desenvolvem solução para possibilitar a auscultação convencional em pacientes com COVID-19

Cientistas da FCTUC, em parceria com os docentes da FMUC e médicos do Serviço de Pneumologia do CHUC, Carlos Robalo Cordeiro e Tiago Alfaro, desenvolveram um software que permite a ligação remota entre o estetoscópio colocado no doente e o médico, através de um telemóvel android, um estetoscópio eletrónico comercial e uns auriculares. A ligação pode ser efetuada por cabo ou por sistema bluetooth.

14 de dezembro
Estudo descobre “assinatura salivar” que abre caminho para a deteção precoce da cárie dentária em crianças

Um estudo desenvolvido por uma equipa do Instituto de Odontopediatria e Medicina Dentária Preventiva da FMUC, em colaboração com o CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro, laboratório associado da Universidade de Aveiro (UA), traz novas perspetivas para o diagnóstico precoce da cárie dentária em crianças, a doença mais prevalente em todo o mundo nesta faixa etária. Este trabalho centrou-se em identificar uma “assinatura salivar” com o objetivo de detetar atempadamente crianças de alto risco para a cárie dentária, através de uma abordagem simples e não invasiva.

10 de dezembro
Duarte Nuno Vieira participa na elaboração de plano estratégico para os serviços médico-legais e forenses da Líbia

O professor catedrático da FMUC participou, na Líbia, na elaboração de um projeto de desenvolvimento dos serviços médico-legais e forenses daquele país que garanta o pleno respeito pelos direitos humanos. Esta deslocação esteve integrada numa ação conjunta do Gabinete para as Drogas e Crime das Nações Unidas (UNODC) e da Missão de Apoio Fronteiriço da União Europeia na Líbia (EUBAM-Lybia), no âmbito de um projeto mais vasto que visa o combate ao tráfico de seres humanos e às redes criminosas de contrabando de migrantes no Norte de África.

9 de dezembro
Novas salas e anfiteatro de autópsias da FMUC entram em funcionamento

Estas instalações situam-se na Subunidade 3 da FMUC, no Polo das Ciências de Saúde, e permitem o ensino prático da Medicina Legal e Anatomia Humana em condições de total higiene e segurança. Para além do ensino prático pré-graduado, estas salas permitirão também a realização de cursos práticos médico-cirúrgicos a nível pós-graduado, realizados em cadáveres, estando equipadas com modernos sistemas audiovisuais e de transmissão.

3 de dezembro
FMUC integra consórcio europeu para desenvolver teste inovador que prevê o impacto da COVID-19 no coração

Uma equipa da FMUC e do Centro para a Inovação em Biotecnologia e Biomedicina (CIBB), liderada por Lino Ferreira, integra um consórcio europeu que pretende desenvolver um novo teste de diagnóstico para identificar pacientes COVID-19 que correm o risco de desenvolver complicações cardiovasculares fatais.

27 de novembro
Professor da FMUC integra grupo de trabalho da OMS

Duarte Nuno Vieira, professor catedrático da FMUC, foi indigitado para integrar o grupo de trabalho da Organização Mundial da Saúde (OMS) que vai rever a certificação de óbitos e elaborar um guia para o exame e investigação do local de óbito para profissionais de saúde.

25 de novembro
Estudo da FMUC sobre cancro oral distinguido pela Sociedade Portuguesa
de Genética Humana

Um estudo que explorou o potencial das biópsias líquidas no diagnóstico e na monitorização de doentes com cancro oral foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Genética Humana (SPGH) com o prémio “Melhor Comunicação Oral em Investigação Clínica”. Este trabalho envolveu diferentes centros da FMUC, incluindo o Laboratório de Citogenética e Genómica (iCBR-CIMAGO) e a Área de Medicina Dentária, tendo também a participação do Serviço de Cirurgia Maxilofacial do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

24 de novembro
Cinco laboratórios de prestação de serviços à comunidade da FMUC renovam certificação

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Divisão de Laboratórios da UC, constituído por cinco laboratórios da FMUC - Citogenética e Genómica, Sequenciação e Genómica Funcional, Microbiologia de Águas, Instituto de Anatomia Patológica e Patologia Molecular e o Laboratório de Tecidos Duros da Medicina Dentária, foi recentemente auditado. A auditoria foi concluída com sucesso, sendo recomendada a manutenção da Certificação com base nas evidências registadas.

20 de novembro
Estudo revela elevada agressividade terapêutica em fim de vida para doentes oncológicos em Portugal

Segundo o estudo, sete em cada dez doentes que morreram num hospital público em Portugal Continental entre 2010 e 2015 foram expostos a cuidados considerados agressivos. Bárbara Gomes, docente da FMUC, é a investigadora principal deste estudo, publicado na revista ESMO Open da Sociedade Europeia de Oncologia Médica.