Contrariamente ao que se verificava num passado recente, no qual a comunicação científica se afigurava confinada à partilha de conhecimento entre pares, através de uma linguagem “encriptada” e pouco acessível, a comunicação de ciência tem, atualmente, um papel preponderante na construção de uma sociedade mais e melhor informada.
Os cidadãos estão hoje interessados e atentos aos avanços da ciência e tecnologia, munidos das ferramentas que lhes permitem não só entender melhor os problemas e desafios do mundo que os rodeia, mas também intervirem, de uma forma mais consciente, capaz e eficaz, no próprio progresso do conhecimento. A comunicação de ciência é hoje, indiscutivelmente, uma arma poderosa na luta por uma sociedade mais evoluída e instruída.
O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra recorda o seu percurso até ao cargo que agora ocupa e como escolheu a medicina ao invés da arquitetura.
[+ info]
De dermatologista a campeão nacional de natação aos 90 anos, Poiares Baptista fala sobre os seus anos em França e relembra os tempos de vice-reitor.
[+ info]
Foi mostrada a associação entre queixas os doentes com lentes multifocais e a atividade do cérebro em tempo real. O estudo recorreu à ressonância magnética funcional para esclarecer a ligação entre disfotópsias e características cerebrais.
[+ info]
Através de animais de laboratório mostrou-se que a indução de alterações às células MICROglia, no final da gestação, podem resultar numa “anomalia” que se associa a um quadro de ansiedade crónica.
[+ info]
Através deste estudo encontraram-se níveis elevados de microRNA (miR-424) nos cerca de 70 doentes com hipertensão arterial pulmonar. Os dados permitem identificar um potencial biomarcador de progressão da doença que pode vir a ser útil para o acompanhamento dos doentes.
[+ info]
Foi identificada uma nova terapêutica que passa
por aumentar a sobrevivência de células progenitoras de vasos sanguíneos, que estão na base da regeneração de tecidos.
[+ info]
Cátia Duarte, doutoranda da FMUC e reumatologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, fala um pouco sobre um dos artigos mais inspiradores para o seu trajeto científico.
"Effect of a treatment strategy of tight control for rheumatoid arthritis (the TICORA study): a single-blind randomised controlled trial".
[+ info]