Editorial

VOICEmed
Contrariamente ao que se verificava num passado recente, no qual a comunicação científica se afigurava confinada à partilha de conhecimento entre pares, através de uma linguagem “encriptada” e pouco acessível, a comunicação de ciência tem, atualmente, um papel preponderante na construção de uma sociedade mais e melhor informada. 

Os cidadãos estão hoje interessados e atentos aos avanços da ciência e tecnologia, munidos das ferramentas que lhes permitem não só entender melhor os problemas e desafios do mundo que os rodeia, mas também intervirem, de uma forma mais consciente, capaz e eficaz, no próprio progresso do conhecimento. A comunicação de ciência é hoje, indiscutivelmente, uma arma poderosa na luta por uma sociedade mais evoluída e instruída. 

Entre os inúmeros atores suscetíveis de desempenhar este papel, assumem as Escolas Médicas um papel primordial. Nos dias de hoje, para além de formar profissionais de saúde e de contribuir para o avanço do conhecimento, através de atividades de investigação e desenvolvimento, uma Faculdade de Medicina de vanguarda deve ter, também, como missão, promover a aproximação entre a ciência e os cidadãos, participando na construção de uma sociedade mais esclarecida, capaz de se apropriar e usufruir dos avanços científicos e tecnológicos, permitindo enfrentar, com esperança e sucesso , as solicitações de um mundo moderno e exigente. Para que isto aconteça, é necessário desenvolver mecanismos eficientes de comunicação, que não só garantam o acesso pleno dos cidadãos ao conhecimento e sustentem tomadas de decisão mais conscientes e racionais, mas que estimulem também o envolvimento da população no próprio processo científico, nomeadamente através da participação em ensaios clínicos e campanhas para angariação de fundos para apoio à investigação. Para que possa chegar às pessoas, e ter impacto, uma instituição tem que ter visibilidade e credibilidade perante a comunidade. 

Para tal, é necessário que se abra e se dê a conhecer à sociedade, mostrando o seu “interior”, a sua história e o seu quotidiano. Não apenas espaços e troféus, mas também, e acima de tudo, os rostos de TODOS aqueles que garantem o seu pulsar, a cada dia...que com o seu esforço, dedicação e empenho, contribuem, muitas vezes de forma absolutamente silenciosa e discreta, para as grandes conquistas. Só assim, com uma estratégia de divulgação e aproximação forte e eficaz, será possível atrair os melhores alunos, os melhores professores, os melhores investigadores, os melhores profissionais... Elementos que ajudarão a instituição a crescer e a afirmar-se num mundo cada vez mais competitivo e exigente.

A FMUC criou recentemente o Laboratório de Comunicação em Saúde (LCS.FMUC), com o objectivo não apenas de promover e divulgar as atividades desenvolvidas pela Escola, mas também com a ambição de contribuir para uma sociedade mais e melhor informada, nomeadamente na área da saúde, em harmonia com o trabalho que já vem sendo desenvolvido nos eu seio no âmbito da comunicação e literacia em saúde. 

Uma das primeiras iniciativas levadas a cabo pelo LCS é o lançamento de uma newsletter mensal - voice_MED - com a qual se pretende dar voz à FMUC, dando a conhecer, interna e externamente, diversos aspectos da vida da Escola. 

Com a voice_MED queremos dar a conhecer, de uma forma simples e acessível, intimista e próxima, o “interior” da Faculdade, nomeadamente os que contribuem, ou contribuíram, para a construção de uma instituição reconhecida, nacional e internacionalmente, pela excelência do ensino, investigação e prestação de serviços altamente diferenciados à comunidade. 

A voice_MED é um projeto da FMUC, para servir a FMUC. Esperamos poder contar com a contribuição de todos, para a construção de uma Escola que encare o futuro com esperança, otimismo e confiança, com base na grandeza e riqueza do passado e na excelência do presente que queremos reforçado no futuro... 

Duarte Nuno Vieira e Henrique Girão 



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