PUBLICAÇÕES 
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

VOICEmed
Comunicação entre coração e pulmão na hipertensão arterial pulmonar
Sobre o estudo

A hipertensão arterial pulmonar é uma doença da circulação pulmonar em que se dá uma progressiva obliteração da vasculatura pulmonar devido a mecanismos pouco estabelecidos. Este fenómeno depende de disfunção endotelial e proliferação anormal das células musculares lisas dos vasos pulmonares e leva a um aumento da pós-carga ventricular direita, podendo levar à morte em menos de três anos.

Neste trabalho, estudamos cerca de 70 doentes com hipertensão arterial pulmonar e identificamos um microRNA (miR-424) cujos níveis se encontram elevados em doentes com esta patologia. Adicionalmente, determinamos que este microRNA tem correlação com o prognóstico, nomeadamente em doentes com Síndroma de Eisenmenger.

Procurando compreender melhor os mecanismos que determinam este efeito prognóstico diferencial, demonstramos que o miR-424 consegue reduzir os níveis da proteína SMURF1 e deste modo interferir numa das vias mais relevantes na patogénese da hipertensão arterial pulmonar, a via do BMPR2. Além disso, identificou-se para este microRNA um potencial papel enquanto participante no cross-talk entre a circulação pulmonar e ventrículo direito.


Resultados e impacto
Apesar de ainda muito preliminar, os dados deste estudo permitem, por um lado, identificar um potencial biomarcador de progressão da doença que poderá ser útil para o seguimento clínico dos doentes. Além disso, o valor prognóstico específico em doentes gravemente cianóticos, os doentes com Síndrome da Eisenmenger, poderá ter valor muito particular nesta coorte de doentes.

A descrição de um potencial papel para o miR-424 como mediador na comunicação entre pulmão e coração poderá trazer novas descobertas, não só no impacto que este microRNA poderá ter na fisiologia da insuficiência cardíaca direita, mas também na forma como hoje em dia compreendemos a interação entre o coração e o pulmão.

Cardiovascular Research
"MicroRNA-424(322) as a new marker of disease progression in pulmonary arterial hypertension and its role in right ventricular hypertrophy by targeting SMURF1"

Rui Baptista


Voltar à newsletter #0