Isto é FMUC
Agora que se aproxima a pausa letiva para as férias de verão, passamos em revista todas as edições da rubrica ‘Isto é FMUC’ deste ano letivo. Foram oito, no total, as estruturas da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) que ficámos a conhecer melhor, através de uma conversa com os seus coordenadores.
Na Voice*MED #09, Raquel Seiça, diretora do Instituto de Fisiologia, explicou-nos de que forma o ensino e a investigação são as duas grandes vertentes desta estrutura orgânica.
O ensino da Fisiologia faz parte dos estudos pré-graduados e pós-graduados da FMUC, sendo ainda lecionada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e nos cursos de Medicina da Universidade dos Açores e da Universidade de Cabo Verde, através de uma colaboração entre a FMUC e estas instituições.
No que diz respeito à investigação do instituto, esta centra-se, essencialmente, na diabetes, mas também na obesidade e na cirurgia bariátrica, não só enquanto cirurgia para o tratamento da obesidade, mas também como um possível tratamento da diabetes tipo 2.
A Clínica Universitária de Oftalmologia foi a protagonista da Voice*MED #10. Constituída pelas componentes assistencial, científica e pedagógica, esta clínica tem dado cartas em todas as suas valências.
Joaquim Murta, diretor desta clínica, enfatizou a importância de um ensino prático e que prepare, da melhor forma, os alunos para o novo modelo de acesso à especialidade, salientando o facto de a Oftalmologia continuar a ser uma área clínica de referência em Coimbra. Algo que, no seu entender, é facilmente explicado pela sofisticada tecnologia utilizada, pela sólida idoneidade científica e pelos rigorosos critérios de segurança seguidos pelos seus profissionais.
Na Voice*MED #11, foi tempo de uma visita guiada às instalações do Instituto de Anatomia Patológica e Patologia Molecular (IAP-PM) e do Museu de Anatomia Patológica, feita pela diretora destas estruturas, Lina Carvalho.
O IAP-PM está vocacionado para o diagnóstico, a investigação e o ensino. A sua diretora destacou a equipa como o ponto forte do instituto, pelo seu dinamismo, entusiasmo e contribuição, de diferentes e importantes formas, para o trabalho desenvolvido pelo grupo.
Liderado por Flávio Reis, o Gabinete de Gestão de Investigação (GGI) foi a unidade de apoio da FMUC em destaque na Voice*MED #12. Com uma equipa composta por cinco pessoas, esta estrutura tem tido um papel particularmente relevante na dinamização e capacitação da investigação na FMUC, nomeadamente na identificação e concretização de oportunidades de financiamento, através do apoio dado não só na elaboração das respetivas candidaturas, mas também na implementação e gestão dos projetos financiados.
Para além deste papel importante na procura de apoios que alavanquem e promovam a investigação na FMUC, o GGI tem dado ainda apoio a vários projetos de cariz societal.
Na Voice*MED #13, Manuel Antunes contou-nos que, por indicação da direção da Faculdade, se encontrava a organizar a sua candidatura a presidente da Associação de Antigos Estudantes.
Falou-nos, assim, dos seus planos para o relançamento e a dinamização desta Associação, cujo objetivo principal é o de promover uma maior aproximação entre a FMUC e os seus antigos alunos, através de diversas atividades e eventos.
A Voice*MED #14 chegou em plena pandemia, quando Portugal se encontrava em estado de emergência.
Foi por essa altura que ficámos a conhecer os pormenores de uma jornada de trabalho no Laboratório COVID-19 UC, dedicado à realização de testes de diagnóstico do novo coronavírus, através do testemunho dos elementos de uma das equipas de voluntários que integraram elementos da FMUC.
O Instituto de Psicologia Médica (IPM) foi a estrutura orgânica em destaque na Voice*MED #15. Sob a direção de António Ferreira de Macedo, este instituto cumpre uma tripla função: a docência, a investigação e o serviço à comunidade.
O diretor do IPM destacou a crescente reputação e currículo científico do instituto, que, apesar de constituído por uma equipa restrita, tem conseguido cumprir, com sucesso, os seus objetivos.
Na Voice*MED #16, o destaque foi para a Área de Medicina Dentária (AMD) da FMUC, nomeadamente para o Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD).
Francisco do Vale, coordenador deste mestrado, explicou-nos a sua estrutura, salientando, de igual modo, a restante oferta curricular da AMD - nomeadamente no que diz respeito aos estudos pós-graduados - e a aposta na investigação nesta área.
Isto ‘foi’ FMUC em 2019/2020.
Mas voltamos no próximo ano letivo: afinal, ainda há muito
da Escola para mostrar.