Esta é uma Voice*MED especial. Não porque estejamos a celebrar algo de emblemático ou marcante relativo ao percurso da newsletter, mas porque as circunstâncias restritivas que vivemos assim o exigem. O confinamento que estamos todos obrigados a cumprir impede-nos de manter o formato da Voice*MED a que nos habituámos, nomeadamente as entrevistas presenciais com os Professores jubilados, na rubrica “Do curso de...”. Tal como em muitas outras atividades, também nós fomos obrigados a inovar.
Por razões que todos compreenderão, esta edição dá uma particular atenção à COVID-19, causada por um vírus insidioso, que nos rouba, de forma impiedosa e cruel, gente que nos faz falta e cuja partida nos deixa irremediavelmente mais pobres. A Professora Maria de Sousa é um exemplo disso. Em meu nome pessoal e da FMUC, quero deixar aqui uma palavra de pesar pelo desaparecimento de um dos maiores vultos da ciência portuguesa, nomeadamente na área da biomedicina, a quem muito devemos, por tudo o que fez pela ciência e formação pós-graduada em Portugal.
Henrique Girão
O reitor da Universidade de Coimbra fala da atual conjuntura causada pela pandemia de COVID-19 e dos desafios que a mesma coloca ao ensino universitário.
[+ info]
São médicos e lidam diretamente com doentes infetados
pelo novo coronavírus. Conheça aqui os seus testemunhos.
[+ info]
Estudo avaliou efeitos citotóxicos de produto de branqueamento dentário. Os resultados suportam a sua utilização de forma segura, já que os efeitos observados são transitórios.
[+ info]
Modelo animal com pré-diabetes induzida foi utilizado para melhor compreensão da disfunção renal precoce. As descobertas alcançadas poderão ser decisivas para evitar a evolução da nefropatia diabética.
[+ info]
Trabalho caraterizou potencial alvo terapêutico no colangiocarcinoma, uma neoplasia maligna do fígado.
Os dados obtidos sugerem que a radioterapia metabólica pode constituir uma ferramenta terapêutica nalguns casos desta doença.
[+ info]
Estudo realizado em modelo animal avaliou a utilização de liraglutido, um antidiabético, no tratamento da doença de Alzheimer. Os resultados apontam para a eficácia do medicamento em fases iniciais desta doença.
[+ info]
Daniela Madama
A aluna de Doutoramento da FMUC reflete acerca das suas motivações
profissionais e do momento que atravessamos.
[+ info]