PUBLICAÇÕES 
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Soluções de irrigação influenciam taxa de sucesso de tratamentos endodônticos com cimentos biocerâmicos

Sobre o estudo 

O objetivo do tratamento endodôntico é manter os dentes funcionais, assintomáticos e tratar ou prevenir a patologia óssea periapical.

Quando as bactérias invadem os canais radiculares, estas têm a capacidade de penetrar nos túbulos dentinários até grande profundidade onde dificulta a sua destruição pelas soluções de irrigação. 

Na desinfeção dos canais dentários são usados instrumentos e soluções de irrigação para remover bactérias e tecidos infetados. No entanto este procedimento operatório leva à formação de uma camada de resíduos, composta por bactérias e outros tecidos orgânicos e inorgânicos. 

Como esta camada impede que os biomateriais usados na selagem dos canais radiculares penetrem nos canalículos dentinários, é fundamental que esta seja removida com soluções desinfetantes. As soluções mais usadas com esse objetivo são o hipoclorito de sódio a 2,5% ou a 5,25%, a clorohexidina a 2% e o EDTA a 17%. 

Os cimentos biocerâmicos, devido às suas propriedades biológicas, são os materiais mais recentemente usados em Endodontia para a obturação dos canais. Este trabalho pretendeu avaliar qual solução final de irrigação mais eficaz, que permita a maior penetração intra-tubular dos cimentos biocerâmicos. 


Resultados e impacto

A profundidade de penetração dos cimentos endodônticos após o uso das diferentes soluções de irrigação foi avaliada em duas secções do canal radicular: secção média e secção apical. No terço apical, a percentagem de penetração dos cimentos endodônticos não demonstrou diferenças estatisticamente significativas entre as diferentes soluções de irrigação testadas. No terço médio do canal radicular, a irrigação final apenas com hipoclorito de sódio (NaOCl) resultou numa maior penetração do cimento, enquanto que no grupo controlo - solução salina - e no grupo com clorohexidina essa penetração foi inferior.

Os resultados obtidos sugerem que o protocolo final de irrigação constitui uma variável que influencia a capacidade de selagem dos cimentos cerâmicos endodônticos e a respetiva taxa de sucesso.


Manuel Marques Ferreira

Materials 
Effect of Different Irrigation Solutions on the Diffusion of MTA Cement into the Root Canal Dentin

Fotografia de Caroline LM @ Unsplash


Voltar à newsletter #23