Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

31 de janeiro
Estudante de doutoramento da FMUC recebe bolsa da SPEDM

Luís Cardoso, aluno do Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde da FMUC e médico no CHUC, recebeu uma bolsa da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) e HRA Pharma Ibéria, na área da Síndrome de Cushing. A bolsa, no valor de 10 mil euros, foi atribuída ao projeto intitulado 'Molecular Characterisation of Corticotroph Adenomas in a Portuguese Cohort', desenvolvido em parceria com Paula Soares (IPATIMUP), Leonor Gomes (FMUC/CHUC), Isabel Paiva (CHUC) e Rajesh Thakker (University of Oxford).

27 de janeiro
Voluntários da UC dão apoio na vigilância epidemiológica da COVID-19

Cerca de 200 membros da comunidade académica da UC, na sua maioria estudantes finalistas das Faculdades de Medicina e de Farmácia, estão a colaborar como voluntários no apoio à vigilância epidemiológica no âmbito da COVID-19, na Região Centro do País. Em colaboração com o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro), estes voluntários prestam apoio à realização de inquéritos epidemiológicos sob a gestão e supervisão de médicos de Saúde Pública, sendo o seu contributo essencial para cortar cadeias de transmissão da COVID-19.

20 de janeiro
Equipa da UC descobre mecanismo de plasticidade molecular na doença de Parkinson

Uma investigação liderada por Miguel Castelo-Branco, investigador e docente da FMUC, revelou um mecanismo de plasticidade molecular e de reorganização funcional do cérebro. O estudo, publicado na PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), teve como objetivo avaliar a capacidade de reorganização do cérebro na fase inicial da doença de Parkinson e foi realizada em colaboração com o CHUC, integrando, igualmente, investigadores do CIBIT e do ICNAS.