O Exploratório
Centro Ciência Viva de Coimbra e a promoção da literacia em saúde

Fora da Medicina

Quase a cumprir um quarto de século, o Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra assume-se como um projeto pioneiro na divulgação da ciência e da tecnologia em Portugal, tendo sido o primeiro centro de ciência a ser criado, antecipando, assim, a formação da Rede de Centros Ciência Viva, por iniciativa do então ministro da Ciência, José Mariano Gago, no ano de 1998. 
Exploratório
Num percurso que, de facto, resume exemplarmente a história recente da promoção de cultura científica em Portugal, seja através da aproximação dos cientistas e da produção científica a todos os públicos, seja através da possibilidade que oferece de um contacto experimental com a ciência, nas suas diferentes áreas, o Exploratório tem-se afirmado cada vez mais no panorama regional, nacional e internacional.
No caminho que tem feito desde 1995, durante o qual “ganhou” novas instalações no Parque Verde do Mondego, têm figurado sempre, assumindo uma importância crescente, a área da saúde, num compromisso particular com a promoção da literacia em saúde. Exemplo emblemático desse compromisso é a exposição permanente, Em Forma com a Ciência, toda desenvolvida e apresentada em módulos interativos que desafiam os visitantes, de todas as faixas etárias, à exploração de cada uma das funções do corpo humano, estabelecendo ainda a ligação direta entre a saúde e a prevenção da doença [educação para a saúde], esclarecendo, nomeadamente, sobre a necessidade do exercício físico e de uma alimentação saudável e regrada.

Exploratório
A somar a esta e numa intenção assumida e concretizada em diferentes áreas da programação do Exploratório, sobretudo nos últimos quatro anos, a promoção da literacia em saúde tem-se concretizado, com sucesso visível, em propostas como o “Exploratório-Consultório” ou o ciclo “Conversar é o Melhor Remédio - Médicos na Exposição”.
O “Exploratório-Consultório” é uma atividade dinamizada com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, com sessões especialmente destinadas a dois públicos, o sénior e o infantojuvenil, este numa colaboração direta com as escolas. A título de exemplo, têm sido tratados temas como “Gestão medicamentosa nos idosos”, “Pulmões limpos”, “Onde está o sal?” ou “Álcool: verdades e consequências”.

O ciclo “Conversar é o Melhor Remédio - Médicos na Exposição” é um programa mensal sempre ao sábado as 18 horas de conversas informais com médicos de diferentes especialidades, desenvolvido em parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra. A terminar agora o segundo ano de programação e com uma terceira edição já a ser preparada, o ciclo tem o objetivo de aproximar a ciência médica a um público mais alargado e que tem aumentado sempre, propondo conversas sobre distintas áreas da medicina como, na programação de 2019, a oftalmologia, a neurologia, a otorrinolaringologia, a neurocirurgia, a endocrinologia, a ortopedia, a psiquiatria, a gastroenterologia, a pediatria e a ginecologia.


Paulo Trincão
Presidente da Direção
Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra 

Fotografias gentilmente cedidas por Paulo Trincão