PUBLICAÇÕES 
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

voiceMED
Estudo ajuda a melhorar conhecimento sobre ortorexia nervosa

Sobre o estudo
A ortorexia nervosa (ON) é definida como um comportamento obsessivo motivado pela grande preocupação em seguir uma dieta saudável. Embora tenha sido descrita pela primeira vez em 1997 pelo médico norte-americano Steven Bratman, ainda está pouco estudada e caracterizada.

Sabe-se que a obsessão se caracteriza por uma prevalência de pensamentos relacionados com a dieta, com os alimentos a incluir e comprar e também sobre o modo como vão ser confecionados, ao ponto de isso se poder tornar no pensamento dominante, com uma influência direta na vida familiar e social do indivíduo. Hoje em dia parece ser cada vez mais frequente nalguns grupos, em particular nos jovens. Em Portugal, ao nosso conhecimento, ainda não existem estudos sobre o tema.

Os objetivos deste trabalho foram avaliar a prevalência de ON numa amostra de indivíduos e investigar as suas características comuns, para procurar identificar melhor esse distúrbio. 


Resultados e impacto
Foram estudados 193 adultos, membros de uma academia de ginástica, através da aplicação de um questionário (ORTO-15, complementado com questões adicionais). A ON estava presente em metade dos indivíduos, sobretudo nos mais jovens. Este comportamento também estava associado à preocupação com a aparência física e com a prática mais frequente de exercício físico. O consumo de alimentos especiais, a insatisfação com a aparência física e a maior frequência de exercício foram fatores prognósticos de ON.

Apesar do uso de uma amostra de conveniência, foi possível concluir, neste grupo, que a ON está associada não só ao cuidado extremo com a alimentação, mas também a outros comportamentos de estilo de vida saudável e a preocupações estéticas, por vezes contextualizadas com traços obsessivos. Assim, há ainda necessidade de perceber até que ponto a ON é uma patologia e as medidas para a prevenir e tratar.

É importante alertar a comunidade científica para a existência destes comportamentos e a sua identificação e tratamento precoces. Igualmente, tem interesse chamar a atenção dos intervenientes na orientação de exercício físico ou dietas, sobretudo em indivíduos mais jovens, para a identificação de comportamentos demonstrando preocupação excessiva nesta área. 


Lélita Santos


Eating and Weight Disorders - Studies on Anorexia, Bulimia and Obesity
Orthorexia nervosa in a sample of Portuguese fitness participants


Fotografia por Alora Griffiths @ unsplash



Voltar à newsletter #8