Sobre o estudoA análise de marcas dentárias humanas inclui um procedimento descritivo com destaque para as características individualizantes dos dentes e suas relações, em particular a posição, o tamanho e a forma. Inclui, ainda, um procedimento de comparação das características acima mencionadas com as encontradas nos registos dentários do ou dos suspeitos. De forma paralela, a utilização de uma base de dados clínica na identificação humana revela-se eficaz e eficiente, cumprindo os princípios éticos, técnicos, legais e sociais de cada país.
O estudo apresentado foi desenvolvido no pressuposto da existência de uma base de dados clínica e de imagens, no âmbito da medicina dentária. Foram avaliados, através de técnicas específicas, 12 crânios humanos e respetivas marcas de mordida. A análise das marcas dentárias foi efetuada pela sobreposição tridimensional de dois volumes: a dentição superior do suspeito e a marca de mordida, com a correspondência a ser estabelecida pelo número de pontos de referência comuns. A classificação das sobreposições esteve de acordo com as hipóteses de interpretação desta análise forense, segundo orientações da ABFO (American Board of Forensic Odontology), cuja pretensão é uma correspondência à realidade.
Resultados e impacto
O estudo apresentado constitui um complemento e uma atualização de conhecimentos no âmbito da análise de marcas dentárias e, dessa maneira, na identificação humana em contexto forense.
O fator de destaque do trabalho é a metodologia utilizada, ou seja, a análise de imagens médicas digitais e computadorizadas para a reconstrução tridimensional de volumes. Para além de permitir a perpetuação de detalhes reveladores para uma interpretação forense, esta técnica pode ser utilizada para ambos os volumes e não apresenta uma distorção significativa. A metodologia testada possibilita ainda um exame genético posterior, a vestígios biológicos que possam existir sobre as evidências obtidas pelas marcas de mordida.
A interpretação estatística dos resultados demonstra a precisão, confiabilidade e reprodutibilidade metodológica, características que se revelam determinantes no contexto de uma decisão pericial.
Duarte Nuno Vieira
Forensic Science International
fotografia de http://www.forensicmed.co.uk/wounds/bitemarks/