voiceMED

26 de julho
Docente da FMUC recebe 350 mil euros para estudar efeito benéfico do café contra a depressão

Projeto chama-se “Os recetores A2A para a adenosina como uma oportunidade de estudar a neurobiologia de disfunções emocionais”. Investigação é cofinanciada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Fundação “la Caixa”.

23 e 24 de julho
Alunas da FMUC conquistam o ouro nos Jogos Europeus Universitários

Catarina Costa e Francisca Laia são as campeãs da casa. Catarina subiu ao lugar mais alto do pódio no judo, categoria de -48 kg, enquanto que Francisca garantiu o primeiro lugar, e a respetiva medalha, na final de K1 200m, em remo.

[Catarina Costa]   [Francisca Laia]

20 a 22 de julho
Praça Vida+ dinamizou Alma Shopping

Evento, coorganizado pela Universidade de Coimbra e pelo Instituto Pedro Nunes, contou com a presença e participação de centenas de interessados em perceber qual é o seu estilo de vida e como o podem adequar. Estiveram também presentes entidades e empresas do norte e centro do país, ligadas às áreas da saúde e do bem-estar.

20 de julho
“Uma Vida com o Coração nas Mãos”
foi a última lição de Manuel Antunes

Auditório principal dos HUC encheu-se para escutar as palavras do professor catedrático da FMUC, que realizou durante a sua vida profissional mais de 25 mil cirurgias ao coração.

18 de julho
Médico dentista ganha bolsa
da Osteology Foudation

Miguel Marto, licenciado na FMUC, obteve uma Osteology Education Grant, que lhe vai permitir participar, já em setembro, num dos mais importantes cursos mundiais na área da medicina dentária regenerativa e craniofacial, que vai decorrer nos Estados Unidos da América.

16 de julho
Estudo internacional traça cenário pouco positivo dos idosos portugueses

Investigação, que contou com a participação da FMUC, envolveu cientistas alemães, austríacos, franceses e suíços e procura encontrar métodos de promover o envelhecimento saudável. Portugueses com mais de 70 anos apresentam baixos níveis de saúde.

14 de julho
Faleceu Agostinho Almeida Santos

Professor catedrático jubilado da FMUC, tinha 77 anos e é um dos nomes incontornáveis da medicina portuguesa, sendo considerado o pai da procriação medicamente assistida no país.

10 de julho
Duarte Nuno Vieira é Doutor Honoris Causa pela Universidade de Medicina e Farmácia Grigore T. Popa

Distinção foi atribuída por unanimidade pelo Senado da instituição romena ao diretor da FMUC. De acordo com o comunicado de imprensa da universidade, o título pretende salientar o «trabalho notável e as contribuições relevantes de Duarte Nuno Vieira para a afirmação e o progresso da medicina legal e forense a nível internacional.»

6 de julho
Última lição de Júlio Leite na FMUC

O tema escolhido pelo professor catedrático da FMUC, que se licenciou em 1973 e se doutorou em 1990, foi “Mudar a Cultura de um Serviço de Cirurgia – Uma Missão Impossível?”.

Cerimónia de Imposição de Insígnias
de oito doutores da FMUC

António Celso Dias Pais Pereira, José Manuel de Vilhena Oliveira e Silva Pontes, Maria de Fátima Pinto Saraiva Martins, Maria Francelina de Sousa Cruz Lopes, Maria Manuela Monteiro Grazina, Pedro Manuel Narra Figueiredo e Vítor Manuel Jorge Duque foram os docentes que requereram a Borla, símbolo da inteligência, e o Capelo, que simboliza a ciência.

Diretor da FMUC reeleito Presidente
do Conselho Científico Consultivo do Tribunal Penal Internacional

Duarte Nuno Vieira foi reconduzido para um último mandato no cargo, dado que, no final de 2019, vai perfazer seis anos consecutivos enquanto presidente do órgão. O Conselho Científico Consultivo do TPI apoia, através de aconselhamento científico, situações de cariz muito grave, como crimes de guerra e crimes contra a humanidade.