PUBLICAÇÕES
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

voiceMED
Avanço no conhecimento de síndrome genética rara pode possibilitar que pais tenham filhos saudáveis

Sobre o estudo
O presente estudo constituí um esforço de várias instituições internacionais no sentido de esclarecer a causa genética, bem como a sua evolução e as alterações que provoca, de uma síndrome rara associada à ausência dos quatro membros (tetramélia) e outras anomalias que surgem antes do nascimento, ou no primeiro mês de vida, em seres humanos.

Usando sequenciação exómica total, uma técnica que permite mapear todos os genes de uma pessoa, foram identificadas alterações num gene, rspo2, num grupo de fetos com esta síndrome. Este grupo incluiu o caso observado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, descrito em detalhe há dez anos atrás - a sexta família descrita na literatura até à altura.

Esta descoberta desencadeou um conjunto de estudos funcionais diversificados, tanto em modelos animais como celulares (fibroblastos de doentes), que contribuiu de forma fundamental para elucidar o papel da proteína codificada pelo gene rspo2, e respetiva via metabólica, no desenvolvimento do embrião e dos membros.


Resultados e impacto
Por um lado, este estudo é relevante para as famílias afetados por esta síndrome letal, em que ambos os pais são portadores do gene e a condição acaba por se manifestar no feto. Ao identificarmos as alterações genéticas, possibilitou-se um melhor esclarecimento da situação, assim como um impacto direto nos cuidados de saúde: um aconselhamento genético preciso, com amplificação das opções reprodutivas, em especial a possibilidade de diagnóstico genético pré-implantação a estes casais, o que permite que possam ter filhos saudáveis, ao ser ultrapassado o problema de ambos serem portadores do gene.

Por outro lado, este estudo teve um efeito científico bastante abrangente. Revelou o papel fundamental da proteína RSPO2 na embriogénese e desenvolvimento dos membros, em concreto o seu papel especifico na via de sinalização WNT. Sendo esta via metabólica implicada em inúmeros processos, não só da embriogénese como na formação de cancros, prevê-se que tenha uma repercussão direta em múltiplas áreas da ciência e da medicina, desde a genética do desenvolvimento, obstetrícia, diagnóstico pré-natal, medicina regenerativa e oncologia.

A nível da nossa equipa do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, este sucesso, após dez anos da observação e descrição deste caso, veio reforçar a importância da observação por um médico geneticista de todos os fetos nascidos no nosso centro hospitalar, situação única no panorama nacional, e consequente cuidado, empenho e persistência na avaliação, recolha de amostras biológicas e orientação da investigação realizada em cada situação. 


Sérgio Bernardo de Sousa