voiceMED

20 a 22 de julho
Projeto HeaLIQs 4 Cities

O projeto europeu tem como principais finalidades a promoção de estilos de vida saudáveis e a divulgação de instrumentos tecnológicos desenvolvidos por ‘startups’ locais. É financiado pelo consórcio EIT Health, e resulta da colaboração entre a Universidade de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes e o Centro Universitário Médico de Groningen. O evento nacional vai decorrer na Praça Vida+ do Alma Shopping.

Seminários Seat&Seed

A sétima sessão, dedicada aos grandes desafios da investigação translacional em Biomedicina, vai ter como oradora Catarina Resende de Oliveira, docente da FMUC e coordenadora da Unidade de Inovação e Desenvolvimento do CHUC.

27 de junho
Segundo concerto do ciclo “Concertos com Saúde”, com música ao vivo dos dj’s Fábio Nóbrega e Fábio Lopes.

20h06 | Jardins do Pólo III

Organização:
FMUC, Escola Superior de Educação de Coimbra e Rádio Universidade de Coimbra.

18 de junho
Morango é possibilidade para potenciar efeito de antibióticos contra bactéria

Resultados preliminares de estudo desenvolvido por equipa de investigadores da FMUC mostram que o extrato de morangueiro selvagem pode ajudar a combater infeções causadas por Helicobacter pylori, uma bactéria associada a várias doenças no estômago.

13 de junho
Filipe Furtado no primeiro “concerto com saúde”

Músico açoriano abriu o ciclo “Concertos com Saúde”, um evento organizado pela FMUC, com a colaboração da Escola Superior de Educação de Coimbra e a Rádio Universidade de Coimbra. O objetivo é comunicar números e conteúdos de saúde, de forma acessível, à sociedade, ao som de música ambiente. O primeiro concerto contou com a presença de uma centena de pessoas.

12 de junho
Medicina Dentária da FMUC
ajuda populações afetadas
pelos incêndios de junho de 2017

Equipa de profissionais vai participar num projeto cujo objetivo é melhorar a saúde oral da população idosa residente nas zonas afetadas pelos incêndios que assolaram a zona centro há um ano. A primeira fase arrancou este mês e prolonga-se até ao final de 2018.

5 de junho
Lição de jubilação de Jorge Pimentel

A última aula do professor catedrático da FMUC decorreu no auditório principal do CHUC e teve como título “Lugar dos Hospitais da Universidade de Coimbra na História da Medicina Intensiva em Portugal”.

Filipe Caseiro Alves nomeado Sócio Honorário da Sociedade Espanhola de Radiologia Médica

O docente da FMUC foi distinguido pelo mérito e contributo prestados à área da Radiologia, numa cerimónia englobada no 34º congresso da sociedade espanhola, que decorreu em Pamplona.

Tomada de posse da XXI
direção do NEM/AAC

José Borges sucedeu a Ana Rita Fradique como novo presidente do núcleo, numa cerimónia que contou com a presença, entre outros, de Américo Figueiredo, subdiretor da FMUC, e do presidente da DG/AAC, Alexandre Amado.

Maria Moreira mantém-se
como presidente do NEMD/AAC

Cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais no núcleo serviu para reconduzir a estudante para o segundo mandato. Sessão contou com a presença do diretor da FMUC, Duarte Nuno Vieira, a coordenadora do Mestrado Integrado em Medicina Dentária, Isabel Poiares Baptista, e o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Alexandre Amado.