PUBLICAÇÕES 
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

voiceMED

Morango é possibilidade
para potenciar efeito de antibióticos contra bactéria

Sobre o estudo
A infeção por Helicobacter pylori, uma bactéria que se aloja no estômago do ser humano, afeta cerca de metade da população mundial. Esta bactéria está associada a múltiplas patologias gástricas, tais como gastrite, úlcera gastroduodenal e alguns tipos de cancro do estômago, embora a maioria dos indivíduos infetados não chegue a desenvolver doenças associadas à infeção. Em Portugal, cerca de oito em cada dez adultos estão infetados. Os esquemas terapêuticos recomendados para o seu tratamento têm-se tornado ineficazes devido ao aumento da resistência aos antibióticos utilizados. Atendendo a estes pressupostos, torna-se importante investigar o efeito antibacteriano de extratos de plantas como alternativas terapêuticas e/ou complementares do tratamento.

O objetivo deste estudo consistiu na avaliação da atividade de extratos de plantas, agrimónia (Agrimonia eupatoria L.) e morango (Fragaria vesca), e de uma fração rica em elagitanina de Fragaria vesca em amostras de H. pylori, caracterizadas no que diz respeito à sua virulência e suscetibilidade aos antibióticos mais utilizados.


Resultados e impacto
Os extratos de Agrimonia eupatoria L. e de Fragaria vesca mostraram efeito anti-H. pylori, independente da virulência e da suscetibilidade apresentada por esta bactéria, com o extrato das folhas de morango a ser o mais ativo, e a respetiva fração enriquecida em elagitanina a mais eficaz contra a bactéria.

Este estudo demonstra pela primeira vez este efeito anti-H. pylori do extrato e fração rica de Fragaria vesca, o que sugere o potencial uso do morango como novo fármaco ou como agente bioativo, em associação com antibióticos.


Maria Manuel Donato


Journal of Functional Foods
Anti-Helicobacter pylori potential of Agrimonia eupatoria L. and Fragaria vesca


Fotografia por Kyle McDonald - Source flickr


Voltar à newsletter #6