A APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Coimbra foi criada em 1969, sendo a terceira do país, depois de Lisboa e Porto, e tem como principal objetivo criar estruturas de apoio às crianças com deficiência mental e suas famílias. Podemos dizer que o desafio de construir uma sociedade onde fosse possível “criar condições para que cada cidadão com deficiência mental ou em situação de exclusão possa atingir a sua plenitude” (missão da APPACDM) estava lançado.
Ao longo da sua história, a APPACDM de Coimbra tem-se desenvolvido e alargado, tentando sempre responder aos desafios que lhe têm sido lançados pela comunidade onde está inserida, nunca se desviando do seu objetivo principal: apoiar o cidadão com deficiência mental desde que nasce até que morre. Neste momento, a sua ação cobre mais de 1200 cidadãos com deficiência mental, de quatro concelhos do distrito de Coimbra: Coimbra, Cantanhede, Montemor-o-Velho e Arganil. Presta ainda apoio a indivíduos noutros concelhos quando estes não têm apoio onde vivem, ou por opção das famílias.
Uma instituição como a APPACDM de Coimbra, cuja qualidade de prestação de serviços das suas respostas sociais é internacionalmente reconhecida como Excelente, não pode chegar a este ponto caminhando sozinha. Foram muitos os organismos públicos e privados que caminharam connosco e que sentiram a instituição como sua, foram muitas as pessoas que fizeram sua a nossa causa e, como diz o poeta, fizeram connosco o caminho andando.
Durante todo este caminho, o voluntariado tem representado na Instituição um suporte determinante para o seu crescimento. Ser voluntário na APPACDM de Coimbra é, entre muitas outras coisas boas, acreditar que o impossível pode acontecer e que um dia poderemos construir uma sociedade onde as pessoas serão julgadas pelo tamanho do seu coração e não pelo coeficiente da sua inteligência. É sentir que as emoções são tão importantes como os pensamentos e que a hipocrisia da vida diária nos leva a um vazio que nos pode destruir. É aprender que devemos viver o Agora com toda a intensidade porque o Passado já não existe e o Futuro ainda não aconteceu.
Enquanto voluntário da APPACDM de Coimbra, é possível alargar horizontes. Perceber, como diz um dos nossos utentes, que as pessoas são mais do que a sua deficiência. Que existem pessoas, nesta instituição, que dão o maior sorriso e o maior dos abraços a quem venha, simplesmente, jogar damas uma tarde por semana. Ser voluntário é isto: fazer acontecer sorrisos.
No seu 49º aniversário, a APPACDM de Coimbra aproveita a efeméride para dar a conhecer esta vertente tão importante da Instituição. Para tal, irá ser apresentado um documentário sobre o Voluntariado, com intervenções de utentes, voluntários e colaboradores da associação. A sua visão sobre o voluntariado e a sua importância. Convidamos a estar presente, a partilhar connosco o que sente, o que pensa e o que sabe. Convidamos a vir conhecer. Convidamos a ser voluntário. Com a ajuda de todos será mais fácil construir uma sociedade mais humana, mais justa, mais equitativa onde todos, sem exceção, possamos viver uma vida digna e feliz.