Fora da Medicina
A Casa dos Pobres de Coimbra - CPC, é uma ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e tem como área de atuação o Concelho de Coimbra. A instituição acolhe 63 utentes.
A Casa dos Pobres de Coimbra foi fundada a 8 de maio de 1935 e adquiriu o Estatuto de Utilidade Pública em 11 de fevereiro de 1988 e a Medalha de Ouro de mérito da Solidariedade Social em 4 de julho de 2012.
Iniciou a sua atividade em instalações localizadas no Pátio da Inquisição, cedidas pela Câmara Municipal. Em 2001, transitou com carácter temporário para o imóvel nº 27 da Praça do Comércio, outrora utilizado como pensão, enquanto se aguardava a construção de um edifício de três andares em terreno cedido pela Segurança Social na Freguesia de São Martinho do Bispo. Em 28 de junho de 2011, a instituição transferiu-se para as novas instalações onde se encontra atualmente. O edifício de arquitetura moderna, acolhedora e funcional está equipado com mobiliário ergonómico e adaptado para o bem-estar dos utilizadores. Em fase de expansão, a instituição, vai duplicar a resposta aos seniores, com mais 52 camas.
A Casa dos Pobres de Coimbra presta um conjunto de atividades e serviços que estão continuamente a serem melhorados/adaptados para aumento da qualidade do serviço prestado, sendo estes a alimentação, o tratamento de roupas, a higiene dos espaços, os cuidados de higiene pessoal, os cuidados de enfermagem e, integrado na orgânica da ERPI, o Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa e ao Cuidador - GAPIC.
A Casa dos Pobres de Coimbra comemorou este ano o seu 88.º aniversário, com um programa repleto de homenagens: colaboradores com mais de 20 anos, entidades e amigos da instituição e médicos voluntários; contámos também neste dia com o tradicional almoço dos “Românticos”, com o nosso famoso Cozido à Portuguesa.
Missão
• Promoção da dignidade da vida humana colmatando situações de carência e contribuindo para o bem-estar dos mais desprotegidos.
Visão
• Satisfazer as expetativas da comunidade em geral e dos utentes em particular
• Contribuir para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo
• Criar condições que permitam preservar e incentivar a relação interfamiliar
• Potenciar a integração Social
Valores
• Altruísmo
• Respeito pela Individualidade
• Fraternidade
• Solidariedade
Casa dos Pobres de Coimbra