PÔR TODA A GENTE A DANÇAR
E INICIAR UMA REVOLUÇÃO!

Fora da Medicina

Os 5ª Punkada são uma banda como muitas outras: nascemos de uma necessidade vital de fazer música e de muitos outros sonhos que lhes estão associados, como gravar um disco ou dar concertos. Pode parecer estranho começarmos por aqui, pelo que nos faz iguais, sobretudo quando podem já ler lido e ouvido bastante sobre as coisas que nos tornam diferentes, mas não pretendemos com isto dizer que somos mais um grupo, até porque o nosso objetivo não é pouco ambicioso: Pôr toda a gente a dançar e iniciar uma revolução!

Iniciámos o nosso percurso no final de 1993, muito por culpa do Fausto Sousa e do seu desejo de ser vocalista num grupo. No contexto em que o Fausto se movimentava – é utente da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) – veio a encontrar no terapeuta Francisco Sousa o cúmplice perfeito para essa ideia que muitos não hesitavam em classificar como loucura. Coisa de pessoas com ‘punkada’… E o resto é história!








Uma história feita de mais de 300 atuações ao vivo, em Portugal e no estrangeiro, muitas vezes em nome próprio e várias outras em parcerias artísticas e musicais com instituições e coletivos de referência. De muitas canções originais e algumas versões. De um disco gravado, mas nunca editado. E de um outro disco, que planeámos em conjunto com a Omnichord e para o qual convidámos a Surma e o Victor Torpedo, bem como o Rui Gaspar para a produção, que viu mesmo a luz do dia.

Foi no final do ano passado, mas são tantas as histórias para contar depois do lançamento desse “Somos Punks ou Não?”, que parece ter passado muito mais tempo. Desde então, veio também um videoclip para o single “Blues da Quinta” e um documentário sobre o processo de gravação do disco (ambos a cargo da Casota Collective), um memorável concerto de lançamento e uma digressão por várias cidades, a estreia em dois dos melhores festivais de música portugueses, uma nomeação para os Prémios Play… Tudo aquilo com que qualquer banda tende a sonhar…


Atualmente, os 5ª Punkada são Fausto Sousa (voz e soundbeam), Fátima Pinho (teclas), Jorge Maleiro (guitarra e voz), Miguel Duarte (bateria) e Paulo Jacob (guitarra e voz), mas também já integraram a banda Adelaide Serafino, Francisco Sousa, Luís Pedro Madeira, Márcio Reis, Marco Nuno e Ricardo Sousa. O sonho que os uniu a todos continua, portanto, a ser vivido a cada atuação, a cada ensaio, a cada nova canção.

É por isso que a diferença em que escolhemos focar-nos é a da nossa música, resultado daquilo a que há quem chame ‘química’, mas que é na verdade sinónimo de muitas horas a compor em conjunto, a testar ideias e a dar tudo em palco.

E é também por isso que não podemos deixar de vos convidar a ouvir “Somos Punks ou Não?” – o CD pode ser comprado nas secretarias da APCC (no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral ou na Quinta da Conraria), enviando uma mensagem para o mail geral@apc-coimbra.pt, ou através do Bandcamp) – ou a assistir a um dos nossos concertos (podem procurar-nos no Facebook e no Instagram para saber as datas).

Acompanhem-nos na revolução!

fotografias de Idalécio Francisco


Voltar à newsletter #43