Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

25 de outubro
Neuropediatria do CHUC/FMUC coloca Portugal no topo

Em menos de 6 meses, o Hospital Pediátrico do CHUC, e, em particular, a equipa de Neuropediatria, liderada por Filipe Palavra, docente da FMUC e investigador principal do Centro, conseguiu ultrapassar o seu compromisso de recrutamento. Atualmente, acompanha 75% dos doentes portugueses que participam no ensaio clínico NEOS, colocando Portugal no grupo de três países com melhor desempenho neste estudo a nível mundial.

24 de outubro
Professor da FMUC em missão pelas
Nações Unidas na Arménia

Duarte Nuno Vieira deslocou-se recentemente em missão à Arménia com Morris Tidball-Binz, Relator Especial das Nações Unidas para as Execuções Extra-judiciais, sumárias e arbitrárias, visando a implementação, neste país, de boas práticas na execução e autópsias médico-legais.

21 de outubro
Estudantes da FMUC participam na 2ª edição da Summer School da EC2U Alliance

Alexandra Silva, do Mestrado Integrado em Medicina Dentária, e João Oliveira e Mariana Parente, do Mestrado Integrado em Medicina, foram selecionados para participar, juntamente com as estudantes de Psicologia da FPCEUC Melanie Santos e Safira Barros, na 2ª edição da Summer School da EC2U Alliance “Transgenerational Ageing & Gendered Life-Cycle Approach", com atribuição de uma bolsa de Erasmus.

14 de outubro
Francisco Corte-Real comenta Prémio Nobel da Fisiologia/Medicina 2022

Este Prémio Nobel foi atribuído a Svante Pääbo, pelas suas descobertas relativas ao genoma do extinto hominins e da evolução humana. O docente e investigador da FMUC Francisco Corte-Real comenta esta distinção.

13 de outubro
Cientistas da UC investigam novas abordagens terapêuticas para o tratamento do traumatismo crânio-encefálico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Coimbra, liderada pelo investigador do iCBR-FMUC Ricardo Leitão, está a conduzir uma investigação para testar e encontrar novos alvos e abordagens terapêuticas para o traumatismo crânio-encefálico, uma lesão no tecido do cérebro que incapacita a função cerebral, de forma temporária ou permanente, e que pode ter consequências comportamentais e/ou cerebrais.

10 de outubro
Consórcio Ageing@Coimbra é Centro Europeu de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável

A rede colaborativa dos Centros Europeus de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável e a Comissão Europeia renovaram o estatuto de Centro de Referência ao consórcio Ageing@Coimbra, coordenado por João Malva, com a classificação máxima de 4 estrelas. A cerimónia decorreu em Bruxelas, a 10 de outubro, e contou com mais de uma centena de representantes dos Centros de Referência Europeus para o Envelhecimento Ativo e Saudável.

7 de outubro
Ana Rita Roriz, embaixadora de Medicina na 6ª edição da Académica Start UC

A “Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo” é um projeto de sensibilização, educação e formação dos estudantes da UC para a inovação e empreendedorismo, criado pela UC e pela AAC. O projeto tem por base uma rede de 31 estudantes embaixadores para o empreendedorismo, supervisionados pela UC e pela AAC.

3 de outubro
Investigadores da UC testam técnica inovadora para a orientação do tratamento no cancro do pulmão

A equipa de investigadores testou, pela primeira vez em Portugal, a Immuno-PET, uma técnica inovadora que pode ajudar a prever a resposta aos tratamentos de imunoterapia, terapêutica utilizada em doentes com cancro do pulmão. A técnica está já a ser utilizada em doentes com diagnóstico de cancro do pulmão de Coimbra e Leiria, como parte de um estudo clínico a decorrer no Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da UC.

3 de outubro
Joaquim Murta membro da Academia Ophthalmologica Internationalis

O Professor Catedrático da FMUC tomou posse, em Chicago (EUA), como membro da Academia Ophthalmologica Internationalis (AOI), a mais prestigiada Academia em Oftalmologia. Trata-se de uma organização composta por 100 membros, representando, neste momento, 33 países a nível mundial. Está profundamente envolvida na educação, investigação e organização de ações globais na preservação e recuperação da visão em todo o mundo, patrocinada pela Organização Mundial de Saúde e a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira.