Salão da Frida

Fora da Medicina

O Salão da Frida é um espaço cultural multidisciplinar localizado na Rua de Montarroio, em Coimbra. 

A meio da rua, encontra-se este lugar que se foi tornando mítico em tempo de pandemia, pois abria mediante o horário de desconfinamento para que as pessoas se pudessem encontrar, reencontrar e partilhar arte. 

Tendo por base um conceito visual que evoca o universo plástico e onírico de Vincent van Gogh, com a pintura do seu quarto e noite estrelada, neste espaço encontramos uma pequena copa/bar.

Por outro lado, e dividido de uma forma intuitiva, prevalece o universo de Frida Kahlo, também com a sua cama e referências à casa azul na cidade do México.

Dois mestres da autora e proprietária do espaço, Élia Ramalho, artista visual com identidade própria, mas que adora recuperar visualmente a pintura dos grandes pintores e mestres da História da Arte.

O espaço tornou-se, assim, um ponto de encontro para pessoas de todas as idades, desde crianças a pessoas mais maduras, que habitam ou não no bairro de Montarroio.

Tornou-se um espaço de bem-estar e partilha, com música ao vivo, mas também aberto a festas de aniversário ou festas de final de ano, como foi o caso do curso de Arte Contemporânea do Colégio das Artes, em 2021.

É um espaço que agrega facilmente e junta pessoas, permitindo a partilha e o toque até em processos terapêuticos.











É também sede da AIC – Associação Inclusão ConTacto – presidida por Ana Margarida, Psicóloga e Professora na Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra. O local é usado para jogos de tabuleiro, encontros de refugiados e outras tantas causas sociais.

Enfim, tendo sido visual e plasticamente criado como um processo de catarse e reencontro da autora Élia, tornou-se um lugar de abrigo, pois tem as características de um ambiente caseiro, como uma sala de estar aberta à comunidade.

Muitas pessoas procuram o espaço para se fotografarem no meio dos cenários ou no baloiço central. Decorreram já várias atividades diurnas e noturnas e prevê-se que sejam criadas bem mais nos próximos meses.

O espaço está a ser melhorado para receber de novo grupos de escolas, turmas completas para visitas guiadas, num serviço educativo de educação pela arte onde serão contadas as histórias dos pintores Van Gogh, Frida Kahlo, Picasso e outros.