Salão da Frida

Fora da Medicina

O Salão da Frida é um espaço cultural multidisciplinar localizado na Rua de Montarroio, em Coimbra. 

A meio da rua, encontra-se este lugar que se foi tornando mítico em tempo de pandemia, pois abria mediante o horário de desconfinamento para que as pessoas se pudessem encontrar, reencontrar e partilhar arte. 

Tendo por base um conceito visual que evoca o universo plástico e onírico de Vincent van Gogh, com a pintura do seu quarto e noite estrelada, neste espaço encontramos uma pequena copa/bar.

Por outro lado, e dividido de uma forma intuitiva, prevalece o universo de Frida Kahlo, também com a sua cama e referências à casa azul na cidade do México.

Dois mestres da autora e proprietária do espaço, Élia Ramalho, artista visual com identidade própria, mas que adora recuperar visualmente a pintura dos grandes pintores e mestres da História da Arte.

O espaço tornou-se, assim, um ponto de encontro para pessoas de todas as idades, desde crianças a pessoas mais maduras, que habitam ou não no bairro de Montarroio.

Tornou-se um espaço de bem-estar e partilha, com música ao vivo, mas também aberto a festas de aniversário ou festas de final de ano, como foi o caso do curso de Arte Contemporânea do Colégio das Artes, em 2021.

É um espaço que agrega facilmente e junta pessoas, permitindo a partilha e o toque até em processos terapêuticos.