Agrupamento de Escolas
Martim de Freitas

Fora da Medicina

O Agrupamento de Escolas Martim de Freitas está localizado em Coimbra, caracterizando-se por ser um Agrupamento de matriz eminentemente urbana. É constituído por dois jardins-de-infância (Olivais e Montes Claros), e por cinco escolas básicas do 1.º Ciclo: Conchada; Coselhas; Santa Cruz; Olivais; Montes Claros e pela Escola Básica de 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Martim de Freitas.

Para além das escolas anteriormente citadas, o Agrupamento é ainda responsável pela colocação de recursos docentes no Centro Educativo dos Olivais, no âmbito de um protocolo estabelecido com o Ministério da Justiça. Ao nível do 1º, 2º e 3º Ciclos, o Agrupamento colabora ainda com o Hospital Pediátrico de Coimbra no apoio às crianças que aí se encontram internadas.

Atualmente, é frequentado por cerca de 1700 alunos, distribuídos pelos diversos níveis de ensino, o corpo docente é constituído por 180 professores e 70 elementos de pessoal não docente.

O Agrupamento de Escolas Martim de Freitas tem como objetivo estimular a aprendizagem autónoma, de modo a formar jovens responsáveis, com espírito de iniciativa, onde se estimula o sentido crítico e promove a capacidade para intervirem nas situações sociais, promovendo a efetiva inclusão e o sucesso escolar dos alunos e o seu crescimento saudável e equilibrado. Para tal, oferece um conjunto de atividades diversas, inseridas em clubes, em ofertas de escola ou até mesmo nos conteúdos das diferentes disciplinas.




















Realça-se a existência de:

• atividades artísticas inseridas na matriz curricular: Música, Expressão Plástica e Dança;
• atividades ambientais: existência do Clube Eco-escolas;
• atividades lúdicas-científicas: Clube de Ciência Viva;
• programas ligados à saúde: associados ao programa PES;
• atividades desportivas: existência de prática desportiva – desporto escolar;
• atividades de promoção às literacias: digital, por exemplo,

todas elas como extensão às diferentes disciplinas que figuram nos horários.

A escola é um dos lugares privilegiados para lançar desafios que proporcionem uma formação global das crianças e jovens, criando condições para que vivenciem experiências diversificadas potenciadoras do desenvolvimento de competências em diferentes domínios, aprofundamento de conhecimentos e aquisição de responsabilidades, para além da aquisição de conhecimentos científicos. Dada a complexidade desta dimensão, são estabelecidos protocolos com instituições parceiras da comunidade educativa nas mais variadas áreas: ciência e investigação, desporto, atividades de enriquecimento curricular, formação de professores, entre outras. Por esta via, e também pela participação dos pais e encarregados de educação, são oferecidas oportunidades de aprendizagem mais ricas e estimulantes aos alunos. Destacam-se as parcerias com o Exploratório Ciência Viva de Coimbra, ICNAS, Universidade de Coimbra, ESEC, Critical Software, diversas IPSS, entre outros.


Em tempos que a transição digital passou a assumir um papel da maior relevância, é importante não permitir a desumanização da escola. A tecnologia deve estar ao serviço da aprendizagem e, para tal, os alunos e professores deste Agrupamento tem vindo a capacitar-se neste domínio. No entanto, esse fenómeno - potenciado pela pandemia - não deve afastar os diferentes elementos do processo ensino-aprendizagem. O trabalho colaborativo, bem como o acompanhamento próximo dos alunos e a mobilização dos recursos necessários para atender às características individuais, são algumas das estratégias utilizadas na ação desta Escola.

A Escola deve (tem) de ser um espaço promotor das aprendizagens de e para todos. Nesse sentido, deve ser capaz de potenciar as capacidades individuais dos seus alunos, mitigar os distanciamentos, combater as desigualdades e oferecer efetivas oportunidades de aprendizagem a todos. A inclusão é uma das características mais vincadas do Agrupamento, com um departamento curricular específico e com processos bem consolidados nesta área. Para além de ser uma escola de referência no apoio a alunos portadores de espetro de autismo, o Agrupamento de Escolas Martim de Freitas acolhe crianças com as mais diversas nacionalidades (a ucraniana é apenas um desses mais recentes exemplos) e proveniências. É essa diversidade que, em grande medida, torna esta instituição um lugar especial!

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas