GGI

Gabinete de Gestão de Investigação

Car@s colegas,


Na altura em que inicia funções o novo Diretor do iCBR – o Investigador Doutor Henrique Girão, a quem desde já desejamos um mandato de grande sucesso, começamos por cumprimentar com elevada estima e consideração o seu antecessor – o Investigador Doutor Francisco Ambrósio, destacando o excelente desempenho, numa altura difícil de mudanças profundas e desafios muito exigentes. O novo Diretor apresentou recentemente a sua visão, a estratégia e as principais ideias que tem para o Instituto e destacou o papel que o GGI terá na concretização de algumas delas. O Gabinete quer continuar a ser um catalisador das energias existentes na FMUC em prol da melhoria da investigação científica. Nesse sentido, articulamos a nossa atividade com a estratégia científica da Direção da Escola e do iCBR, trabalhando em parceria e com espírito de entreajuda. 


Enquadra-se nesta lógica o périplo de reuniões conjuntas do Diretor do iCBR e dos elementos do GGI com grupos de investigação e clínicas universitárias, visando globalmente a apresentação de uma estratégia de aproximação dos principais agentes da investigação fundamental, translacional e clínica. A participação do GGI nestas reuniões, que começaram este mês de fevereiro e se estenderão pelas próximas semanas, visa ainda mapear os interesses científicos e os projetos em curso ou em preparação das diversas equipas da FMUC, bem como as suas competências técnico-científicas e parcerias já estabelecidas. Esta informação é crucial para que o Gabinete possa apoiar os colaboradores da FMUC de forma cada vez mais precisa e eficiente, tanto na identificação de oportunidades de financiamento direcionadas para as áreas científicas dos diferentes grupos como na procura de parcerias para a constituição de consórcios fortes e potencialmente vencedores. Estas reuniões são apenas uma parte das várias ações alinhadas entre o iCBR e o GGI, que a seu tempo vão ser implementadas.


Finalizamos dando nota de uma modificação na estrutura desta Newsletter do Gabinete, que se tornará mais curta, dando resposta à solicitação da Voice*MED. Assim, a partir do presente número passaremos a incluir uma secção de Eventos relevantes para o mês seguinte, em substituição da secção de Oportunidades de financiamento, que continuará a ser divulgada por e-mail, de forma cada vez mais precisa. Com efeito, decidimos passar a divulgar as oportunidades de financiamento para as diversas áreas médico-científicas no início de cada mês, separando as dedicadas especificamente a Calls do Horizonte Europa, que serão divulgadas a meio do mês. Na nova seção de Eventos daremos conta de debates, webinares, fóruns e outros eventos que possam ser potencialmente do interesse dos docentes e investigadores da nossa Escola e ajudem a fortalecer os seus projetos. 


Votos de um mês bem-sucedido!

Be FMUC!


Flávio Reis 
Coordenador do GGI 

Breves



Projetos submetidos a
Calls do Horizonte Europa

O GGI esteve ativamente envolvido na elaboração e submissão de 3 candidaturas de 2 fases a tópicos do Cluster da Saúde do Horizonte Europa, uma das quais coordenada pela UC:

DigitAICare – projeto coordenado pela UC e liderado pela docente da FMUC Anabela Mota Pinto;

Smartdhem – projeto coordenado pela Universidade de Bari e liderado na UC pela docente da FMUC Ana Bela Sarmento;

Aristoteles – projeto coordenado pela Universita Degli Studi di Modena e Reggio Emilia e liderado na UC pelo docente da FMUC Rui Providência.

Encontram-se abertos os restantes tópicos do Cluster da Saúde, candidaturas de 1 fase, com deadline a 21 de abril. Poderá aceder ao programa de trabalhos do Cluster da Saúde aqui.


Arrancou o projeto
CHERRIES – Mirror Regions

Decorreu em janeiro a reunião de lançamento do projeto dinamizado pela rede CHERRIES Communities, Mirror Regions. A candidatura foi elaborada no âmbito do trabalho desenvolvido pelo consórcio Ageing@Coimbra, em que estiveram ativamente envolvidos, para além da Universidade de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro. Foram selecionadas 4 regiões europeias: Burgos (Espanha), Coimbra (Portugal), Nord East (Roménia) e West of Ireland (Irlanda). Estas regiões terão agora a oportunidade de receber apoio e mentoria para a implementação de uma metodologia adequada à realização de políticas de Investigação e Inovação Responsáveis (RRI - Responsible, Research and Innovation), tendo como exemplo as boas práticas já aplicadas pelas Regiões CHERRIES – Murcia (Espanha), Örebro (Suécia) e Chipre.

Projetos submetidos
com o apoio do GGI

O GGI deu apoio aos seguintes projetos submetidos para Calls nacionais e internacionais:

"Antimicrobial formulation for treatment of periodontitis” – projeto liderado pelo Investigador da FMUC Akhilesh Rai e submetido aos Prémios Maratona da Saúde;

“Plants4ageing: Potencial das plantas aromáticas e medicinais no envelhecimento cardiovascular” – projeto liderado pela Investigadora da FMUC Mónica Zuzarte ao concurso BPI La Caixa – Promove.

“The roles of Hippo Ndr kinases in inflammation and neovascularization in diabetic retinopathy” - projeto liderado pela Investigadora da FMUC Hélène Ledger ao concurso EFSD/Novo Nordisk Programme for Diabetes Research in Europe 2022.

Concurso da FCT para projetos de I&D
em todos os domínios científicos

Abriu no passado dia 8 de fevereiro a edição de 2022 do concurso de projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT) em todos os domínios científicos. Este concurso estará aberto até dia 10 de março e representa o maior concurso a financiamento a nível nacional contemplando duas tipologias de candidaturas: projetos de IC&DT e projetos de investigação de caráter exploratório. À semelhança de anos anteriores, o GGI – em estreita colaboração com o iCBR e a DAPI – organizou um calendário de sessões de apoio para os colaboradores da FMUC. No passado dia 10 de fevereiro decorreu a primeira sessão de apoio, que teve como objetivo explicar os diferentes campos do formulário de submissão da proposta e respetivos critérios de avaliação. No dia 17 de fevereiro os docentes da FMUC Francisco Caramelo e Bárbara Oliveiros explicaram a importância do cálculo do tamanho da amostra e da “power analysis”. Estão ainda previstas sessões abertas todas as sextas-feiras, até ao fecho deste concurso, para que os investigadores possam esclarecer as suas dúvidas.


EVENTOS

“Rare diseases: Why is there no treatment
for 95% of them?”
 


DEBATE
23-2-2022

A Fundação “La Caixa” organiza um debate intitulado “Rare diseases: Why is there no treatment for 95% of them?”, que conta com a participação de dois palestrantes do Biomedical Research Networking Centre for Rare Diseases (CIBERER). Serão discutidos aspetos-chave associados às doenças raras, tentando dar resposta às seguintes perguntas, entre outras: Que doenças raras têm atualmente tratamentos específicos? O que exatamente é uma doença órfã? O que é considerado uso compassivo? Os usos compassivos são comuns em casos de doenças órfãs? Quais são as principais barreiras à investigação e inovação desses transtornos? Por que o investimento na investigação de doenças raras é tão urgentemente necessário? Quais são os caminhos prováveis para esses doentes nos sistemas de saúde? Em que medida são penalizados por longos atrasos no diagnóstico das suas condições?

+ info

“European Code Against Cancer (ECAC) – Towards 80% awareness of the European Code Against Cancer in 2025”

WEBINAR
25-2-2022


A ECL (Association of European Cancer Leagues) vai promover no próximo dia 25 de fevereiro um webinar público sobre o tema da avaliação do nível de consciencialização sobre o Código Europeu contra o Cancro (ECAC), alinhado com o objetivo do programa “Europe’s Beating Cancer Plan”. O webinar irá contar com a participação de especialistas da Agência Internacional para a Investigação no Cancro (IARC), do Instituto Nacional do Cancro de França (INCa), bem como de legisladores, representante de ONGs e de ligas europeias contra o cancro, para promover uma discussão e reflexão sobre:
1. Os aspetos práticos de como medir o nível de consciencialização do ECAC;
2. As ferramentas e potenciais metodologias a aplicar na prática. 

+ info

“COVID-19 Global Research and Innovation Forum: An invitation to the research community”

FÓRUM
24/25-2-2022


Este evento online dedicado à COVID-19, organizado pela Organização Mundial de Saúde, irá reunir cientistas, especialistas em regulamentos, representantes de agências financiadoras e legisladores de países dos estados-membros. Este fórum terá como principais objetivos:
1. Continuar a acelerar a investigação que contribua para o fim da pandemia e integrar a inovação em cada área de investigação para que os afetados pela pandemia possam receber os melhores cuidados de saúde;
2. Apoiar a investigação prioritária nesta área para que haja desenvolvimento de plataformas globais e prioridades de investigação que permitam uma melhor preparação para futuras pandemias. 

+info

Relatório sobre o Estado da Aplicação das Novas Tecnologias à Vida Humana, dedicado às Tecnologias impulsionadas pela Pandemia

APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO
11-3-2022

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) está a concluir o seu primeiro Relatório sobre o Estado da Aplicação das Novas Tecnologias à Vida Humana, dedicado às Tecnologias impulsionadas pela Pandemia. Este relatório tem como principal objetivo contribuir para uma reflexão ética sobre as tecnologias emergentes e o seu impacto na vida dos cidadãos. As sessões de apresentação e debate público do relatório visam a participação de especialistas e são abertas à sociedade civil, num diálogo que o CNECV pretende seja continuado e esclarecedor, cujas conclusões possam enriquecer a reflexão e as recomendações formuladas. A próxima sessão de apresentação e debate público terá lugar em Lisboa no dia 11 de março de 2022.

+ info