Museu da Água
de Coimbra

Fora da Medicina

A beleza da água está a nossa volta, basta estarmos atentos. Podemos encontrá-la no colorido reflexo do rio Mondego, no Parque Dr. Manuel Braga, onde se conta a história de um espaço – Museu da Água de Coimbra, com vista para um rio que molda muitas vidas e permite muitas memórias, um rio que nasce na Serra da Estrela, com sabor doce, e acaba com sabor a sal, junto à cidade da Figueira da Foz.

Situado no Parque Dr. Manuel Braga, e a ocupar a antiga Estação de Captação da Água de Coimbra, que se manteve em funcionamento desde 1922 até à década de 80, o Museu da Água de Coimbra é hoje um espaço museológico dinâmico, onde existe uma sala polivalente, destinada a conferências, palestras, momentos musicais, exposições temporárias e outras atividades diversas, um túnel de acesso à esplanada do rio (de ambos os lados da plataforma, ainda é possível observar os primeiros poços de captação de água, que entraram em funcionamento no final do século XIX) que também é zona expositiva, uma sala oficina onde funcionam as oficinas de experimentação, uma pequena área “biblioteca” e belíssimas esplanadas no coração do Parque Dr. Manuel Braga.

O Museu da Água de Coimbra tem esta especificidade temática, que é tão importante hoje em dia, pela urgência em informar os públicos de que este recurso é finito e tem de ser tratado e respeitado como tal. Os valores da ecologia e a sua relação com o homem, de respeito e equilíbrio são um tema amplamente discutido. Assim, sabendo que um público informado está apto a tomar decisões em consciência de modo a minimizar os efeitos das atividades humanas sobre os recursos e a preservá-los para a atual e gerações futuras, o Museu da Água de Coimbra, com um percurso de quase 15 anos e o registo de cerca de 236 mil visitantes, tem mostrado capacidade para alertar a comunidade, sensibilizar e consciencializar através de ações de Educação Ambiental (público escolar), de Reflexão e Cidadania (famílias e público geral) e Culturais (público geral).
Este breve texto de apresentação é, também, um convite para uma visita ao Museu da Água de Coimbra, espaço catalisador do sentir, pensar e atuar.

Ana Maria Santos
Coordenadora do Museu da Água de Coimbra