PUBLICAÇÕES
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Trabalho avalia influência dos Linfócitos Infiltrantes Tumorais (TIL) na sobrevivência de doentes com osteossarcoma

Sobre o estudo

Trata-se de um trabalho de investigação com colaboração entre equipas internacionais, no âmbito da imuno-oncologia. O osteossarcoma (OST) é um tumor de alto grau de malignidade que afeta jovens adultos, e cujo microambiente imunológico é desconhecido e tem sido objeto de múltiplas tentativas de estudo. 

O propósito do estudo foi avaliar os linfócitos infiltrantes tumorais (TIL), a expressão de proteínas envolvidas na biologia tumoral e o seu impacto na sobrevivência dos pacientes. Amostras de 93 casos de OST foram estudadas usando imunohistoquímica e histomorfometria. Determinámos a infiltração por CD3+, CD4+, CD8+, TIA-1 e CD20+ e a expressão de CD44s e da sua variante 6, CD95/Fas, Fas-L, p53 e p-glicoproteína. 

Todos os parâmetros foram analisados na influência de ocorrência de morte, de metástases, sobrevida global (OS) e progressão livre de doença (PFS). Os efeitos do sexo, idade, localização tumoral (fémur distal e tíbia proximal) e a combinação com a quimioterapia neoadjuvante foram também avaliados.


Resultados e impacto

Os resultados obtidos sugerem que as células de TIL CD4+ conferem proteção imunológica em doentes com OST, e que as células CD8+ têm um significativo impacto na sobrevida global (OS) e na progressão livre de doença (PFS), mais evidente em pacientes do sexo masculino. Adicionalmente, uma significativa associação entre TIL CD4+ e a presença de expressão de CD44s foi observada nas amostras tumorais.

Análises dos TIL e dos marcadores tumorais relacionados com a biologia tumoral podem ser úteis na estratificação dos doentes e na monitorização da resposta à terapia, bem como desenvolver e implementar estratégias de imunoterapia que aumentem os efeitos citotóxicos dos TIL na erradicação de células tumorais. 


José Manuel Casanova


Cancers
Tumor-Infiltrating Lymphocytes and Cancer Markers in Osteosarcoma: Influence on Patient Survival


Fotografia de Taokinesis @ Pixabay