No passado dia 31 de janeiro, a FMUC viveu um momento marcante da sua história recente, com a discussão, de uma forma aberta, franca e construtiva, do plano estratégico para os próximos anos. A grande afluência e participação, ativa e crítica, de inúmeros elementos da escola, foram uma prova da dinâmica e vitalidade de uma instituição que quer garantir, no futuro, um lugar de vanguarda no ensino da Medicina e da investigação, em Portugal e no mundo. Para podermos assegurar a presença nesse grupo restrito, por via do mérito e da excelência, necessitamos de ter um plano, um rumo, um objetivo.
Precisamos de (re)conhecer a nossa realidade atual para podermos definir, com rigor, objetividade e realismo, onde queremos chegar. A maioria das pessoas reconhecerá que existe na FMUC um enorme potencial, que exige ser urgentemente explorado, sob pena de ficarmos irremediavelmente para trás. Acredito que este plano, envolvendo toda a comunidade e estruturas da FMUC, permite devolver a esperança necessária para encarar os enormes e exigentes desafios com que nos depararemos, com confiança, optimismo e entusiasmo.
O futuro da nossa Escola está nas nossas mãos e na nossa capacidade de unir esforços e lutar, em conjunto, para colocar a FMUC no lugar a que tem direito, e merece!
No âmbito daquilo que é uma das principais missões da Voice*MED, dar a conhecer o Universo FMUC, no mês de Fevereiro entrevistamos, na rubrica 4’33’’, a coordenadora do MIMD, Isabel Poiares Baptista, que nos dá a conhecer as dificuldades e oportunidades que se apresentam ao curso de Medicina Dentária. Em Do curso de... fazemos uma radiografia de um dos maiores vultos da Radiologia portuguesa, e que deixou marcas e saudades como professor da FMUC - Henrique Vilaça Ramos, um homem de fé e de riso pronto. Em Isto é FMUC teremos oportunidade de aprender com o Gabinete de Educação Médica, uma estrutura que pretende criar as condições que assegurem um ensino de qualidade na faculdade, recorrendo a técnicas e abordagens inovadoras de ensino.
Este mês quem nos vai dar música é Vitoria Melo, coordenadora do Departamento Cultura e Arte do NEM, e responsável pelo jornal Anemia.
Em Lucerna, Inês Laíns, estudante do Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde da FMUC, partilha como um simples ‘e-mail’ mudou, em boa hora, o rumo da sua vida.
As Ruínas de Conimbriga foram recentemente eleitas como uma das “Sete Novas Maravilhas do Mundo”, pela agência de notícias Bloomberg. Nesta edição da Voice*MED temos a colaboração do director do Museu Monográfico de Conimbriga, José Ruivo, que nos explica, em Fora da Medicina a importância desta prestigiada distinção.
Em Outras Vozes temos a honra de contar com a colaboração de duas alunas do MIM,
a Ana Luísa Delgado, responsável pelo texto, e Inês Sério, que elaborou a ilustração.
Henrique Girão