Estudo avalia eficácia de radiofármaco utilizado em cancro da próstata metastático
Sobre o estudo
O radiofármaco dicloreto de Rádio-223 (Xofigo, Bayer) é o primeiro emissor de partículas alfa aprovado para utilização terapêutica, em exclusivo para utilização em doentes com Carcinoma da Próstata Metastático Resistente à Castração (CPMRC) que não apresentem metástases viscerais. Apesar de promissor, atualmente o uso do Rádio-223 na Europa está envolto em controvérsia devido à sua eficácia ser inferior à expectável. Uma das limitações apontadas para este facto é a falta de conhecimento aprofundado sobre o seu mecanismo de acção, os alvos moleculares e a interação com os outros elementos presentes no nicho metastático.
No sentido de colmatar esta lacuna, o objetivo do presente estudo consistiu em utilizar modelos de culturas tradicionais para avaliar o perfil cinético do Rádio-223 em duas linhas celulares humanas de cancro da próstata (CaP) metastático, especificamente em células derivadas de metástase óssea ou metástase linfática. Seguidamente, avaliaram-se os efeitos radiobiológicos, nomeadamente sobrevivência e proliferação celular, stress oxidativo, lesões no DNA e ativação de visas de resposta às lesões no DNA, induzidos pela exposição ao radiofármaco.
Resultados e impacto
Através deste estudo verificou-se que o Rádio-223 é captado pelas células, no qual permanece internalizado, inclusive ao nível do núcleo. Aqui é capaz de exercer a sua acção que leva à diminuição da sobrevivência e proliferação celular, lesões no DNA e, consequentemente à ativação dos sistemas de resposta às lesões no DNA, nomeadamente via ATM/CHK2, que poderão constituir alvos moleculares para novas combinações terapêuticas. Os efeitos observados e o modelo de agressão celular determinado são semelhantes tanto para as células derivadas de metástases ósseas, para o qual o uso do Rádio-223 é autorizado, assim como para células derivadas de metástases linfáticas de CaP, sugerindo a aplicabilidade do Rádio também no tratamento destas metástases.
Os resultados publicados neste artigo vêm contribuir para colmatar as lacunas existentes acerca da cinética e mecanismo deste radiofármaco e, consequentemente, potenciar a sua aplicabilidade. Ademais, possibilitam o avançar deste projecto para uma componente mais translacional que, na fase seguinte contempla o uso de co-culturas tridimensionais de metástases de CaP que possibilitará os estudos das interações entre os vários elementos do nicho metastático, assim como a avaliação de novas combinações terapêuticas que atuem ao nível dos alvos moleculares identificados no presente estudo.
Maria Filomena Botelho
International Journal of Radiation Biology
Kinetics of radium-223 and its effects on survival, proliferation and DNA damage in lymph-node and bone metastatic prostate cancer cell lines
Fotografia de freestocks @ Unsplash