PUBLICAÇÕES 
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Caso de cancro do pâncreas alerta para necessidade de história clínica cuidadosa

Sobre o estudo 

Os autores descrevem um caso de carcinoma pancreático desde os primeiros sintomas atribuíveis à doença até ao seu desfecho fatal. Numa época em que se assiste ao privilegiar da tecnologia e em que são notáveis os avanços trazidos pela investigação fundamental, este artigo vem enfatizar a necessidade de ter em conta a boa prática clínica, sem a qual nenhum avanço científico da Medicina tem impacto.

Conta-se a história marcante de uma doente e mostra-se a importância de saber ouvir e valorizar o que os doentes dizem. Esta doente recorreu diversas vezes ao Serviço de Urgência com sintomas diversos e inespecíficos, que só foram valorizados e enquadrados quando se ouviu e examinou adequadamente, refletindo sobre os dados obtidos e formulando hipóteses de diagnóstico com base no raciocínio clínico.

Assim se realça a importância da história clínica, que se aprende na Faculdade e se desenvolve ao longo da prática médica, que não é um acto tecnológico nem teve grandes avanços nas últimas décadas, mas continua a ser fundamental na orientação dos doentes.



Resultados e impacto

Tal como quem acompanhou a doente e sentiu o impacto de ver a vida de uma doente ser bastante encurtada, com muito sofrimento, pretende-se transmitir a necessidade de refletir sobre a conduta e os processos que contribuíram para o atraso da marcha diagnóstica, procurando contribuir para a minimização de falhas em casos semelhantes.

Uma das lições principais deste caso é que algumas queixas aparentemente do foro psiquiátrico podem ser prenunciadoras de patologia orgânica e só podem ser consideradas psicossomáticas depois duma avaliação global correta, o que pressupõe no início uma história clínica cuidadosa, elemento basilar do raciocínio médico. Esta é a metodologia da Medicina Interna, que alia conhecimentos científicos e arte médica, necessitando de tempo, o que nem sempre é valorizado.

Estar atento a todos os pormenores que o doente possa apresentar é tão essencial para o diagnóstico e o tratamento como qualquer um dos imensos avanços que a Medicina nos traz e que só fazem sentido quando utilizados racionalmente.


Armando Carvalho

BMJ Case Reports
Depression preceding the diagnosis of pancreatic cancer 

Fotografia de Chokniti Khongchum @ Pixabay