VOICEmed #2

1 de fevereiro
Conversas com Ética, sessão 1

As “Conversas com Ética, em Coimbra” visam o debate de temas que levantam problemas éticos atuais e pertinentes e destinam-se não apenas a alunos, docentes e investigadores, mas também a toda a sociedade civil. Organização conjunta do Instituto de Bioética da FMUC e do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, a primeira sessão tem lugar no Anfiteatro 1 da Subunidade 1 do Polo III, pelas 18 horas, subordinada ao tema da cannabis. A iniciativa tem mais seis sessões agendadas e termina a 16 de abril.

25 e 26 de janeiro
CIMAGO Scientific Meeting

O Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia organiza o encontro internacional, com foco na Oncologia. Vão ser debatidos temas como imunoterapia e práticas clínicas, cancro colorretal (do tratamento à prevenção), microbioma, oncologia pediátrica, psico-oncologia, e defesa do paciente com cancro. O CIMAGO Scientific Meeting vai ter lugar na Subunidade 3 do Pólo III da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

27 de dezembro
Prémio de 400 mil euros para
estudo sobre cirurgia de catarata

Projeto NECSUS, que envolve investigadores da FMUC, bem como da Bélgica e da Holanda, distinguido pela Sociedade Europeia de Catarata e Cirurgia Refrativa. Nova fase de investigação tem início já este mês.

20 de dezembro
Manuel Veríssimo eleito presidente da SPA

Docente da FMUC vai estar à frente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose até ao final de 2020. Principal objetivo passa por continuar a promoção da investigação e prevenção da doença.

7 de dezembro
Diretor da FMUC notabilizado em Itália

A ‘Società Nazionale di Scienze Lettere ed Arti in Napoli’ distinguiu Duarte Nuno Vieira com o título de Membro Estrangeiro, no ramo de Ciências Médicas. O docente mantém, há muito, uma estreita colaboração com diversas universidades italianas.

6 de dezembro
Presidente da República agraciou
Francisco Castro e Sousa

O docente, já jubilado, da FMUC recebeu o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública, atribuído por Marcelo Rebelo de Sousa. A condecoração é uma homenagem pelos serviços, relevantes para o país, prestados à causa da instrução.