PUBLICAÇÕES 
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Alterações no tecido adiposo avaliadas em casos de obesidade e síndrome metabólica

Sobre o estudo

A função do tecido adiposo é crucial na manutenção da homeostasia metabólica. A sua disfunção associa-se à insulino-resistência e à alteração da sua importante função endócrina, constituindo um factor de risco para o desenvolvimento de patologias associadas à obesidade, como a síndrome metabólica, diabetes tipo 2, a doença do fígado gordo não-alcoólico e doenças cérebro- e cardiovasculares. 

A desregulação da função vascular do tecido adiposo devido à acumulação excessiva de produtos avançados da glicação foi apontada como um dos factores envolvidos

na perda da sua função metabólica e endócrina na obesidade. Estes produtos, nomeadamente o metilglioxal, além da sua origem na alimentação, são produzidos endogenamente em condições de desregulação metabólica. O sistema enzimático da glioxalase elimina estes compostos, inibindo os seus efeitos tóxicos para as células.

Vários estudos têm, no entanto, vindo a demonstrar uma desregulação deste sistema na síndrome metabólica e este tem vindo a ser apontado como um alvo terapêutico promissor em vários tecidos ou órgãos afectados por estes mecanismos. Contudo, as alterações da sua actividade no tecido adiposo nunca foram estudadas na obesidade e na síndrome metabólica.

Este estudo envolveu investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC).

Resultados e impacto

Este estudo demonstrou uma diminuição da actividade do sistema da glioxalase no tecido adiposo visceral de doentes com obesidade e pré-diabetes/ diabetes tipo 2, em comparação com aqueles sem alterações do metabolismo da glicose. Esta diminuição associou-se a um agravamento dos marcadores da função metabólica e endócrina do tecido adiposo.

Com o objectivo de identificar estratégias terapêuticas capazes de modular positivamente este sistema enzimático, foram avaliadas, em modelos animais, estratégias baseadas na modulação da incretina GLP-1. Foram estudados ratos obesos diabéticos tipo 2 submetidos a redução de estômago por gastrectomia vertical (Sleeve) e animais diabéticos tratados com um análogo comercial do GLP-1.  

Em ambos os modelos verificou-se um aumento dos níveis e da actividade da enzima GLO-1, associando-se a uma melhoria dos marcadores da função vascular e da sensibilidade à insulina. Estudos in vitro demonstraram que este análogo aumenta a capacidade de crescimento da rede vascular do tecido adiposo (angiogénese) e que este aumento está associado à função da GLO-1.  

Desta forma, o sistema da glioxalase parece ser um bom alvo terapêutico na melhoria da função vascular do tecido adiposo na obesidade, sendo as abordagens baseadas no GLP-1 estratégias terapêuticas promissoras na melhoria da função do tecido adiposo na obesidade. 


Paulo Matafome


Pharmacological Research 
GLP-1 improves adipose tissue glyoxalase activity and capillarization improving insulin sensitivity in type 2 diabetes


Fotografia de Michal Jarmoluk @ Pixabay


Voltar à newsletter #19