Editorial

VOICEmed

Esta é a última Voice*MED, antes de umas tão merecidas, desejadas e ansiadas férias.

Foi um segundo semestre letivo complicado e exigente, que apanhou de surpresa toda a comunidade académica, incluindo alunos, pessoal técnico, professores e investigadores. Durante este período ficou bem evidente a enorme dedicação e lealdade que todos aqueles que servem a FMUC puseram à disposição da Instituição. Muitas vezes, o melhor de cada um não seria suficiente. Foi preciso muito espírito de sacrifício, entrega e superação para que a Faculdade conseguisse ultrapassar com distinção e louvor este período complicado da sua vida. A Direção da FMUC agradece, de uma forma muito reconhecida e sentida, o esforço e empenho de todos.

Excecionalmente, esta vai ser uma edição de memórias, para revisitar momentos marcantes, vividos em outras Voice*MED. Vamos ouvir, de novo, a voz de protagonistas antigos, a contar histórias ainda tão atuais e presentes. Vamos, com redobrado regozijo, relembrar o que a voz sábia dos Mestres de outro tempo ainda tem para nos ensinar. Este reencontro com Professores Jubilados da FMUC é uma ótima oportunidade para desencantar histórias e segredos que não tivemos oportunidade de conseguir num primeiro encontro. É com base nestes generosos e preciosos testemunhos, carregados de emoção e sabedoria, que as novas gerações têm que construir o futuro.  

Como tem vindo a ser propalado desde o primeiro momento, a Voice*MED nasceu com o intuito de dar voz e lugar a toda a comunidade, tentando enaltecer a contribuição de cada um para o sucesso e brilhantismo da FMUC. A Voice*MED é um “espaço” onde se pretende que haja lugar para todos...onde se percebe que, independentemente da sua função, cargo ou grau, TODOS são importantes para o funcionamento e êxito da FMUC. Porque, não restem dúvidas, só com a contribuição de TODOS conseguiremos atingir, juntos, o objetivo de elevar bem alto o nome da Faculdade.  

Para além de Alunos, Professores e Investigadores, a FMUC tem o privilégio e a sorte de contar com um conjunto de pessoas verdadeiramente excecionais, que constituem o pessoal técnico de apoio à gestão da Faculdade. São estas pessoas, de quem a Escola muito se deve orgulhar, que, de uma forma silenciosa, discreta, dedicada, esforçada e empenhada, longe das luzes da ribalta, trabalham para que a Faculdade possa responder, com sucesso, a todas as solicitações e desafios com que é confrontada. É este pessoal técnico que, trabalhando muito para além das horas a que está obrigado, muitas vezes em condições difíceis e precárias, porque os recursos são parcos, supera obstáculos, tantas vezes intransponíveis, para que a Faculdade possa continuar o seu caminho. São pessoas que, perante a adversidade, e quando a tentação e opção mais fácil seria baixar os braços e desistir, não viram a cara à luta, para defender, como ninguém, o nome e a honra da Faculdade. É este pessoal técnico que muitas vezes é esquecido ou pouco valorizado... Quero acreditar que isto, muitas vezes, se deva à eficiência e discrição do seu trabalho. E como não é possível chegar a todos, neste número da Voice*MED, damos voz à Doutora Graça Carvalho, a Coordenadora Executiva da FMUC, que realça o espírito de partilha e união que se vive entre o pessoal técnico da FMUC, porque que só assim é possível fazer frente a todas as dificuldades. Ao longo desta entrevista, vamos poder conhecer melhor uma “mulher de desafios” que, em pouco tempo, conseguiu, num verdadeiro espírito de missão e com uma capacidade de liderança congregadora e motivadora, transformar a FMUC, tendo sempre a preocupação de colocar as pessoas em primeiro lugar.  

Passado quase um ano desde a primeira edição da segunda temporada da Voice*MED, há duas pessoas a quem tenho que fazer um agradecimento muito especial e deixar uma palavra de profundo reconhecimento pelo magnífico trabalho desenvolvido. TODO o mérito desta Voice*MED é da Luísa Carreira, a pessoa que com grande arte e mestria, escreve a maior parte dos textos fantásticos desta newsletter. Depois, para que a Voice*MED possa ser entregue no computador, telemóvel ou Tablet de cada um de vós, a ajuda generosa do Carlos Costa tem sido imprescindível. Todas as palavras a que possa recorrer para tentar agradecer todo o esforço e empenho da Luísa e do Carlos ficam muito aquém daquilo que lhes é devido... MUITO OBRIGADO! 

E pronto...está na altura de irmos de férias. Estamos todos a precisar de um merecido, retemperador e revigorador descanso, para que em Setembro possamos voltar com energia, força e ânimo para enfrentar os desafios que se adivinham e que, mais uma vez, a FMUC vai ter que ultrapassar.  

Um abraço e boas férias,



Henrique Girão




Voltar à newsletter #17