PUBLICAÇÕES 
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

VOICEmed

Trabalhos de grupo de investigação da FMUC estão entre os artigos mais citados da revista Cardiovascular Research

Dois estudos de um grupo de investigação da FMUC, um a mostrar que os exossomas libertados por cardiomiócitos sujeitos a isquémia promovem a formação de novos vasos no coração e outro a identificar o miRNA-424 como um possível marcador da hipertensão arterial pulmonar, estão entre os artigos, publicados na Cardiovascular Research, durante 2017 e 2019, que mais impacto tiveram.

É reconhecido pela Sociedade Europeia de Cardiologia que estes dois trabalhos estão entre aqueles que, pelo elevado número de citações que obtiveram, contribuíram para manter o prestígio e a excelência da Cardiovascular Research.

Henrique Girão



Estudos da Clínica Universitária de Reumatologia da FMUC/CHUC distinguidos no Congresso Europeu de Reumatologia 2020

A Clínica Universitária de Reumatologia da FMUC/CHUC recebeu dois dos dez prémios atribuídos aos melhores pósteres no Congresso Europeu de Reumatologia de 2020.  

Trata-se, num dos casos, de um estudo multinacional com dados de 24 mil doentes com Artrite Reumatóide, demonstrando que a avaliação global da doença pelo doente impede, inadequadamente, que uma percentagem elevada dos doentes atinja o alvo terapêutico de “remissão”, colocando-os, assim, em risco de tratamento excessivo. Este trabalho insere-se num movimento com forte impacto internacional, liderado pelo Serviço, no sentido de rever as definições de remissão e alvo terapêutico nesta importante condição clínica.

O outro estudo aborda a aplicação de um sistema de quantificação da atividade de doença no Lúpus Eritematoso Sistémico (Systemic Lupus Erythematosus Disease Activity Score – SLE-DAS), desenvolvido no nosso Serviço, para a definição de alvo terapêutico: baixa atividade de doença. Este último trabalho foi largamente destacado no jornal do Congresso e no resumo final.

Uma terceira comunicação científica - DETERMINANTS OF HAPPINESS AND QUALITY OF LIFE IN PEOPLE WITH SYSTEMIC SCLEROSIS: A STRUCTURAL EQUATION MODELLING APPROACH - mereceu o destaque absoluto dos Allied Health Professionals no mesmo congresso.

José Pereira da Silva



Voltar à newsletter #16