Fora da Medicina
O Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) é uma IPSS com sede em Lisboa com 10 delegações em Portugal Continental e Madeira, que apoia famílias carenciadas e pessoas em situação de sem abrigo. No total, em 2019 foram distribuídas mais de 417.000 refeições e 35.000 cabazes a famílias em risco, tudo com o apoio de voluntários/as e mecenas que nos apoiam diariamente. O CASA é uma das maiores instituições baseadas em voluntariado a atuar em Portugal e nasceu da iniciativa do Presidente Honorário Pema Wangyal Rinpoche.
A delegação de Coimbra nasceu em 2008 pela mão e vontade de voluntários/as que, face à ausência de resposta alimentar aos fins de semana à população sem abrigo de Coimbra, começou a distribuir refeições quentes junto da Loja do Cidadão e posteriormente nas Cantinas Amarelas da Universidade de Coimbra a esta população.
Desde então o CASA-Coimbra tem vindo a crescer e, atualmente, conta com cerca de 120 voluntários e voluntárias distribuídos/as por 6 grandes atividades:
1. jantares solidários (ao domingo);
2. reforço alimentar (às quartas-feiras);
3. O CASA-Boutique (recolha, triagem e distribuição de roupa pela população sem-abrigo e famílias carenciadas);
4. CASA-Amiga (distribuição de cabazes alimentares mensais a famílias carenciadas);
5. recolhas de alimentos (2 recolhas anuais de alimentos e produtos de higiene nos supermercados que nos permitem confecionar as refeições e apoiar as famílias com os cabazes mensais);
6. Bolsa de Amigos (apoio a requerentes de asilo humanitário e político).
Nesta última atividade apoiamos a integração de pessoas em situação de requerentes de asilo humanitário e político, bem como, vítimas de perseguição étnica nos seus países de origem e refugiados de guerra. Levamos alimentos, mas também esperança, cultura e a língua portuguesa.
Este misto de coragem, cansaço e despojo instiga-nos a procurar soluções mesmo quando a cidade está deserta. Num tempo em que nos exigem distanciamento social, nós só estamos fisicamente separados por 2 metros. A distância física jamais se tornará distância social. Nesses 2 metros existe uma torrente de diligências, telefonemas, encaminhamentos, conversas… respostas que procuramos para perguntas que nos assombram à noite no conforto das nossas casas. Respostas que nos levam a mais perguntas, mas que jamais nos levam à indiferença.
Em tempos de pandemia, mesmo quando a cidade está deserta, mais do que nunca, continuamos de portas abertas. Continuaremos como sempre, sem contrapartidas, de braços abertos.
CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo
Delegação de Coimbra