CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo 

Fora da Medicina

VOICEmed

O Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) é uma IPSS com sede em Lisboa com 10 delegações em Portugal Continental e Madeira, que apoia famílias carenciadas e pessoas em situação de sem abrigo. No total, em 2019 foram distribuídas mais de 417.000 refeições e 35.000 cabazes a famílias em risco, tudo com o apoio de voluntários/as e mecenas que nos apoiam diariamente. O CASA é uma das maiores instituições baseadas em voluntariado a atuar em Portugal e nasceu da iniciativa do Presidente Honorário Pema Wangyal Rinpoche.

A delegação de Coimbra nasceu em 2008 pela mão e vontade de voluntários/as que, face à ausência de resposta alimentar aos fins de semana à população sem abrigo de Coimbra, começou a distribuir refeições quentes junto da Loja do Cidadão e posteriormente nas Cantinas Amarelas da Universidade de Coimbra a esta população.

Desde então o CASA-Coimbra tem vindo a crescer e, atualmente, conta com cerca de 120 voluntários e voluntárias distribuídos/as por 6 grandes atividades:

1. jantares solidários (ao domingo);

2. reforço alimentar (às quartas-feiras);

3. O CASA-Boutique (recolha, triagem e distribuição de roupa pela população sem-abrigo e famílias carenciadas);

4. CASA-Amiga (distribuição de cabazes alimentares mensais a famílias carenciadas);

5. recolhas de alimentos (2 recolhas anuais de alimentos e produtos de higiene nos supermercados que nos permitem confecionar as refeições e apoiar as famílias com os cabazes mensais);

6. Bolsa de Amigos (apoio a requerentes de asilo humanitário e político).

Nesta última atividade apoiamos a integração de pessoas em situação de requerentes de asilo humanitário e político, bem como, vítimas de perseguição étnica nos seus países de origem e refugiados de guerra. Levamos alimentos, mas também esperança, cultura e a língua portuguesa.


Fora da Medicina
Atualmente estamos no Centro Municipal de Integração Social (CMIS) onde, em conjunto com outras cinco instituições, asseguramos alimentação à população sem abrigo de Coimbra 7 dias por semana.
O caminho tem sido árduo, mas temos contado com parceiros públicos e privados e voluntários que não desviam o olhar daqueles que nos impelem a refletir sobre as invisibilidades que a sociedade cria. Conscientes de que dar comida ao outro em situação de vulnerabilidade social pode tornar-se facilmente um exercício de poder, todos os dias recebemos aqueles que nos procuram sem julgamentos ou moralismos desnecessários. Todos os dias estamos lá e em tempos de pandemia muitos são os novos rostos que têm aparecido pela primeira vez. Rostos desconhecidos que são a face oculta de trabalhos precários e de famílias que se equilibravam valentemente numa corda bamba.
Estar em situação de sem abrigo leva, demasiadas vezes, a tornar-se sem-abrigo. Todos os dias tentamos impedir que esse processo se cristalize. Infelizmente, de uma forma geral, quando as pessoas chegam até nós, demasiado se perdeu pelo caminho. Demasiado que não foi feito, que falhou.
Dizer: “estou na rua” exige uma coragem hercúlea. Pedir ajuda e acreditar que alguém pode ajudar quando tanto falhou na caminhada. É um grito que ecoa pelo compartimento de take-away do CMIS e que fica nos ouvidos dos voluntários e voluntárias que todos os dias estão lá.

Fora da Medicina

Este misto de coragem, cansaço e despojo instiga-nos a procurar soluções mesmo quando a cidade está deserta. Num tempo em que nos exigem distanciamento social, nós só estamos fisicamente separados por 2 metros. A distância física jamais se tornará distância social. Nesses 2 metros existe uma torrente de diligências, telefonemas, encaminhamentos, conversas… respostas que procuramos para perguntas que nos assombram à noite no conforto das nossas casas. Respostas que nos levam a mais perguntas, mas que jamais nos levam à indiferença.

Em tempos de pandemia, mesmo quando a cidade está deserta, mais do que nunca, continuamos de portas abertas. Continuaremos como sempre, sem contrapartidas, de braços abertos.

CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo
Delegação de Coimbra