Especial COVID-19

O que é?

Onde foi identificada pela primeira vez?

Sintomas

Recomendações

1

O que é a COVID-19?

COVID-19 é a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-COV-2. Este nome, atribuído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), resulta das palavras "Corona", "Vírus" e "Doença", seguidas do ano em que a doença surgiu (2019).
Os coronavírus são um grupo de vírus que podem causar infeções nos humanos, normalmente associadas ao sistema respiratório.
O facto deste ser um novo coronavírus faz com que a informação de que dispomos agora acerca do mesmo venha a mudar no futuro.

2

Onde foi identificada pela primeira vez?

A COVID-19 foi identificada pela primeira vez em humanos em dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei.

3

Sintomas

Os sintomas mais frequentes são febre, tosse e falta de ar. Também pode surgir dor de garganta, corrimento nasal, dor de cabeça e/ou muscular e cansaço. Em casos mais graves, a COVID-19 pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

4

Recomendações

Para prevenir ou evitar a propagação da COVID-19, podem ser adotadas algumas medidas. Sempre que tossir ou espirrar, cubra a boca ou o nariz com a dobra do cotovelo ou utilizando um lenço de papel descartável, que deverá deitar fora de seguida.
Lave regularmente as mãos com sabão e água durante 20 segundos ou com recurso a um desinfetante à base de álcool a 70% e evite tocar nos olhos, nariz e boca.
Evite sair de casa. Se tiver de o fazer, mantenha, sempre que possível, a distância de 1,5 a 2 metros em relação às outras pessoas.

Fontes: OMS, Direção-Geral da Saúde (DGS) e Serviço Nacional de Saúde (SNS)

UC Innovation against COVID-19

UCare

FMUC e Body Interact

Alunos MIM

1

UC Innovation against COVID-19

A equipa do UC Business pretende ajudar os membros da comunidade académica que tenham ideias que possam ser úteis no combate à COVID-19, em qualquer área de especialidade. Poderá contactar os colaboradores do UC Business através dos números de telefone 239247741/2 ou do e-mail ucbusiness@uc.pt.

2

Linha de apoio emocional para comunidade universitária

No âmbito do plano de contingência da COVID-19, os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) lançaram a linha de apoio emocional UCare. O objetivo é auxiliar a comunidade universitária na gestão da ansiedade e do tempo em isolamento.

3

FMUC colabora na criação de ferramenta de ensino à distância sobre casos virtuais de COVID-19

Os novos casos clínicos virtuais disponibilizados na plataforma online Body Interact - que permite aos estudantes interagirem com doentes virtuais, simulando as várias etapas no diagnóstico e gestão de doentes - foram parcialmente desenvolvidos na FMUC.

4

Alunos do primeiro ano do MIM lançam vídeo sobre COVID-19

Os alunos do primeiro ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da FMUC produziram um vídeo sobre as recomendações a seguir no combate à COVID-19.