GGI

Gabinete de Gestão de Investigação

Caros colegas,

Esta é uma daquelas alturas das nossas vidas em que ficamos com a sensação de que há certas coisas que parecem deixar de fazer sentido! Informar a comunidade de docentes e investigadores da FMUC sobre eventos destinados a melhorar a procura de financiamento ou a maneira de comunicar mais eficazmente as nossas descobertas científicas, ou destacar um projeto de investigação bem-sucedido, ou mesmo divulgar oportunidades de financiamento em aberto, são tudo excelentes razões para chamar a vossa atenção, mas que agora se desvaneceram.

Julgo que todos sentimos alguma letargia para certas atividades que ainda há poucos dias estavam na primeira linha das nossas motivações profissionais e que agora, por força das circunstâncias, ficam bastante secundarizadas. É um sentimento natural e compreensível, mas que não nos deve fazer esmorecer, bloquear e retroceder. Porque todos acreditamos que vamos ultrapassar os dias conturbados, de incerteza e angústia, é que vale a pena manter as nossas bandeiras hasteadas, olhar com orgulho para o que foi bem feito e ter a forte convicção de que vamos ser capazes de fazer melhor no futuro.

É neste contexto que o título da sessão a que o GGI assistiu sobre o futuro do financiamento na zona euro – “Destino: Horizonte Europa” – não podia fazer mais sentido nos dias de hoje. Precisamos efetivamente de apontar para um horizonte mais luminoso. O GGI continua empenhado, mesmo que seja em teletrabalho, em ajudar a construir novas candidaturas de projetos inovadores que contribuirão para um futuro que desejamos solidário, de esperança e de desenvolvimento. Contem connosco!

Be FMUC!

Flávio Reis
Coordenador do GGI 


Breves


Sessão “Destino: Horizonte Europa –
Do Horizonte 2020
ao Horizonte Europa"

No passado dia 27 de fevereiro o GGI participou em Lisboa na sessão “Destino: Horizonte Europa – Do Horizonte 2020 ao Horizonte Europa". Esta sessão, organizada pela Agência Nacional de Inovação, teve como objetivo dar a conhecer algumas novidades e alterações que o próximo programa quadro vai apresentar relativamente ao atual. A mensagem mais importante transmitida foi a de que o novo programa quadro será uma evolução relativamente ao anterior, com alterações importantes na simplificação do processo de candidatura. Foi também abordada a importância de Organizações da Sociedade Civil participarem nas candidaturas a este programa de financiamento. 

Projeto
CôaMedPlants aprovado para financiamento pela FCT

O Projeto CôaMedPlants (Preservação do património natural e cultural e validação científica das práticas com plantas medicinais do Vale do Côa), liderado por Célia Cabral, investigadora da FMUC, foi aprovado para financiamento pela FCT no âmbito do Vale do Côa International Research Awards. Uma parceria entre a Universidade de Coimbra iCBR-FMUC, Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), Centro de Estudos Sociais (CES) e Centro de Ecologia Funcional (CFE)], a Fundação do Vale do Côa, o Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade de Aveiro que, segundo a investigadora: “pretende associar a medicina tradicional às necessidades da medicina contemporânea, abrindo caminhos para estratégias inovadoras de investigação”. Este foi um dos projetos que no ano passado contou com o apoio do GGI.

Seminário
“How to pitch like an entrepreneur:
the power of communication”

O GGI convidou Jorge Pimenta, Project Manager do Instituto Pedro Nunes, a apresentar uma sessão dedicada à comunicação, no passado dia 26 de fevereiro. Nesta palestra, inserida nos seminários do iCBR, Jorge Pimenta focou os aspetos mais importantes a ter em consideração durante a apresentação de uma ideia/projeto. Foram abordadas questões como a linguagem utilizada, a comunicação não-verbal (postura, atitude), e a forma de elaborar uma apresentação eficaz, entre outras. 

GGI

Adiamento de prazos
e realinhamento de estratégias
de algumas Calls

Como resultados da situação vivida no decurso da epidemia do COVID-19, algumas agências de financiamento estão a adiar os prazos para submissão de candidaturas e mesmo a realinhar estratégias. No caso da FCT, foi adiado para 30 de abril o prazo para a Call destinada a “Projetos de IC&DT em todos os domínios científicos” e para 28 de abril o prazo para submissão de candidaturas a Bolsas de Doutoramento. Em relação ao EIT Health, foi adiado para 5 de julho o prazo para submissão de projetos para o Business Plan de 2021, sendo encorajadas abordagens que ajudem a lidar com a pandemia e com as suas consequências.

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO


1


EMBO Young Investigator| 1st APRIL

The EMBO Young Investigator Call is open, they are looking for candidates that:
• Have been an independent group leader for at least one year at the pre-application deadline and for less than four years in the year of application;
• Excellent track record.
• Have obtained sufficient funding to run their laboratory.
• Applicants must have published at least one last author research paper in an international peer reviewed journal from independent work carried out in their own laboratory.
Be able to attend an interview in Heidelberg, Germany, on 5 or 6 November 2020.It is a two-stage process with a pre-application until 1st of April 2020 (14:00 CET) and the invited selected candidates must submit a full application until 2 July 2020 (14:00 CET) and applications must be submitted through an online system.   

2


Prostate Cancer Foundation: Team Science Applications for PCF Challenge Awards | 17th APRIL

Prostate Cancer Foundation (PCF) has an open call for Team Science Applications for PCF Challenge Awards for investigations of metastatic, lethal prostate cancer and the deadline is April 17, 2020, 3:00 p.m. Eastern Daylight Time (EDT). PCF Challenge Awards will fund projects for two years and up to a total of $1 million. Moreover, they are seeking for high risk and highly innovative projects that are currently unfunded.
You can find more information in the application guidelines

3


Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos – FCT | 30 de ABRIL

De acordo com o Aviso de Abertura de Concurso publicado pela FCT, será possível submeter candidaturas a projetos de IC&DT em todos os domínios científicos entre o dia 30 de janeiro de 2020 e o dia 30 de abril de 2020 até às 17H00.
À semelhança de edições anteriores o concurso apoiará projetos:
• Individuais ou em copromoção,
• Com uma duração máxima de 36 meses,
• Orçamentados até um limite máximo de 250 mil euros. 

4


Sanofi Genzyme: Innovation Grant: Target Type 2 | 31 de MAIO

Sanofi Genzyme Innovation Grant: Type 2 Innovation Grant: Type 2 immune-mediated diseases

O intuito do financiamento é avançar com conhecimento sobre doenças do sistema imunitário do Tipo 2, incluindo asma, rinossinusite crónica com pólipos nasais e dermatite atópica, destacando a relevância das práticas clínicas. Projetos cujo objetivo se centra em resultados ao nível dos cuidados prestados ou a redução de danos no indivíduo serão considerados prioritários.
Na proposta deve constar a área de estudo escolhida: Dermatologia ou Respiratória. A Sanofi Genzyme aceita candidaturas até 31 de maio de 2020, financiando projetos até 80.000 euros e com uma duração máxima de 12 meses.
Poderá encontrar mais informação no website.

5


Prémio Bial de Medicina Clínica 2020 | 31 de AGOSTO 

Este prémio visa galardoar uma obra intelectual, original, de índole médica, com tema livre e dirigida à prática clínica, que represente um trabalho com resultados de grande qualidade e relevância. Não são elegíveis trabalhos publicados sob a forma de artigos, livros ou teses. Pelo menos um dos autores tem de ser médico nacional de um país de expressão oficial portuguesa. A candidatura de maior mérito receberá 100.000 euros e publicação em primeira edição. O júri poderá ainda escolher até duas Menções Honrosas no valor de 10.000 euros.
Poderá consultar o Regulamento para obter mais informação sobre este Prémio.