Canil Municipal de Coimbra

Fora da Medicina

O Canil Municipal de Coimbra foi inaugurado a 5 de Julho de 1997, quando os animais eram juridicamente “coisas” de que o proprietário dispunha como queria e os Serviços Médico Veterinários (SMV) eram vistos como meros centros de recolha e abate.

No final de 2013, o Canil começou a traçar um novo caminho. Um desafio enorme na medida em que nessa época a questão animal não estava tão na ordem do dia.

Assim, desde 2014, começaram a implementar-se alterações importantes na política de gestão deste serviço. Começou a preparar-se uma política de promoção da adopção, de esterilizações dos animais à responsabilidade do SMV e a prática de abate zero de animais saudáveis.

Com muito trabalho, uma política integrada e a colaboração da comunidade, cumprimos, logo em 2015, o objectivo de zero abates de animais por sobrelotação em Coimbra. Fomos dos primeiros Centros de Recolha Oficial do País a consegui-lo, mesmo antes da publicação da Lei n.º 27/2016, de 23 de Agosto, que veio proibir o abate de animais saudáveis.

Pode dizer-se que um dos maiores desafios do SMV em Coimbra (tal como no resto do País) - mais visível a partir da implementação da proibição do abate - se relaciona com a quantidade de animais entrados e abandonados nas suas instalações, colocando muitas vezes dificuldades na gestão da sua lotação.


Fora da Medicina
Se por regra a questão da sobrelotação se “resolvia” por recurso à occisão/eutanásia, a introdução da política de “Abate Zero” por sobrelotação, preparada em 2014 e implementada em 2015, resultou (mesmo apesar das dificuldades adensadas pela crise económica do País sentida por muitas famílias, da emigração crescente e dos ainda enormes números de abandono) e veio provar que a mudança é possível.
Há ainda muito caminho para caminhar. O combate ao abandono, o inevitável controlo da reprodução, a adopção consciente e a detenção responsável são e serão desafios de todos os dias. E não bastam alterações legislativas para resolver os problemas.
Queremos ainda ampliar as instalações e os recursos humanos adequados às tarefas, por forma a reforçar a nossa capacidade de alojamento, nomeadamente aumentando o número de boxes no “canil para adopção”; construir um parque canino, onde os donos possam passear os seus animais sem trela; aumentar a taxa de adopção, investindo em campanhas e outras medidas de incentivo à adopção essenciais para que se possam recolher animais errantes; dar continuidade ao trabalho de implementação dos programas CED (Captura-Esterilização-Devolução), iniciados em anos anteriores, como forma de controlo da reprodução e diminuição das lutas territoriais e de animais errantes feridos; e continuar a promover a aproximação às instituições e à comunidade escolar, através de workshops, sessões de esclarecimento e outros eventos.

Fora da Medicina

Actualmente, existem nas instalações do SMV 90 cães disponíveis para adopção, todos eles esterilizados, vacinados e identificados electronicamente. Todos procuram uma família que os acolha, que lhes dê os cuidados, carinho, atenção e amor que merecem.

Porque não nos visita? Talvez encontre o seu próximo melhor amigo.

Além disso…. Adoptar um cão, faz bem ao coração!

Canil Municipal de Coimbra

Telefone: 239 493 200
E-mail: smv@cm-coimbra.pt
Facebook: canilmunicipalcoimbra 

 

Fotografias gentilmente cedidas por Canil Municipal de Coimbra