Editorial

Não posso deixar de começar este editorial, da primeira Voice*MED de 2020, sem desejar um excelente ano, com saúde e paz e repleto de sucessos profissionais e pessoais. 2020 é um ano que soa a exploração espacial, a ficção, a odisseia. E é isso que se espera que aconteça neste novo ano, na FMUC... Para tal, é necessário ter todos a bordo nesta aventura rumo ao sucesso, num percurso que se antevê difícil e exigente, apenas possível de trilhar pelos mais ambiciosos, destemidos, corajosos e audazes. Só assim poderemos sair do nosso espaço anódino, mas confortável e seguro, e desbravar o caminho em direção a outras dimensões, quiçá mais incómodas, mas seguramente mais desafiantes e estimulantes.

Um dos grandes desafios que nos espera é a “Missão: CACC”. O Centro Académico e Clínico de Coimbra é já uma realidade que não pode, de forma alguma, ser desperdiçada. Para que possamos levar esta missão a bom porto, é essencial ter todos a bordo, pois só com a vontade, envolvimento e empenho de toda a comunidade será possível recolocar Coimbra como centro de referência e de reconhecido mérito na área da saúde, nas suas diversas dimensões, ensino, investigação/ inovação e atividade assistencial. Não há outra alternativa que não unirmo-nos, todos, em torno deste desígnio estratégico, aproveitando e potenciando o que cada um tem, de melhor, para oferecer.

Com o objetivo de maximizar o sucesso dos canais de comunicação dentro da FMUC, evitando sobreposições, repetições e envio excessivo de mensagens, que não são, na sua larga maioria, lidas, a Voice*MED vai, no futuro, passar a integrar a newsletter do Gabinete de Gestão de Investigação (GGI) da FMUC.

Este mês, temos o enorme privilégio de poder contar, na Voice*MED, com a participação de um dos mais destacados e ilustres membros da FMUC, o Professor António Meliço Silvestre, figura incontornável da medicina portuguesa. Em “Do curso de”, o notável cientista, académico e médico descreve-nos, com humor e algum sarcasmo, as escolhas, os obstáculos, os desafios e as oportunidades de um percurso de vida único.

Um dos objetivos da Voice*MED é dar voz aos vários atores da Faculdade, colocando no mesmo palco professores, investigadores, alunos e funcionários. Nesta edição, na rubrica 4’33’’, fomos ouvir Catarina Costa, aluna da FMUC, com um brilhante percurso desportivo, no judo, que lhe permitiu arrecadar já inúmeros prémios internacionais, constituindo uma referência mundial na área do desporto universitário. É de campeões como a Catarina que a FMUC precisa!

Em “Isto é FMUC”, vamos conhecer o Instituto de Anatomia Patológica e Patologia Molecular, que alia, como poucas outras estruturas da FMUC, o ensino, a investigação e a prestação de serviços à comunidade.

As tempestades “Elsa” e “Fabien” foram responsáveis por danos avultados em diversas zonas da região Centro, tocadas pelo normalmente calmo e sereno Mondego. Foi o caso do centro de treinos da Académica, que foi completamente engolido pela fúria das águas do Mondego que galgou furiosamente as suas margens, causando prejuízos avultados nesta estrutura, vital para treinos não só da equipa sénior, como também de centenas de “miúdos” das camadas jovens. Por isso, em “Fora da Medicina” damos lugar à AAC-OAF, carinhosamente chamada de “equipa dos estudantes”. Mais do que nunca, a Briosa precisa do apoio e solidariedade de todos os seus adeptos a simpatizantes, para superar este momento difícil. Ultrapassada a adversidade, com um conjunto de academistas mais forte e unido, há que ajudar a colocar a Académica no lugar que ela merece... rumo à primeira!

A FMUC pretende ser uma instituição acolhedora e atrativa para estudantes internacionais. Em “Lucerna”, conheça a admirável, comovente e inspiradora odisseia de Angela, uma aluna colombiana, do Programa de Doutoramento da FMUC, que deixou, em tempos, a sua terra natal em busca do sonho de vir a ser uma cientista. É um enorme privilégio para a FMUC a Angela nos ter escolhido para a ajudar a concretizar este sonho.

Por fim, a Professora Manuela Grazina prescreve-nos um conjunto de abordagens que nos permitem conhecer melhor o admirável mundo da ciência, nas suas diversas vertentes, nomeadamente no que diz respeito ao intrincado universo das emoções.

Votos de um excelente ano 2020, com muitas alegrias e sucessos.


Henrique Girão 


Voltar à newsletter #11