Sobre o estudo
O número de mulheres que são surpreendidas por um diagnóstico oncológico antes de terminar o projeto reprodutivo tem aumentado. Nestas mulheres, a preservação da fertilidade deve ser discutida antes do tratamento oncológico.
A insuficiência ovárica secundária aos tratamentos oncológicos e a irradiação pélvica estão associadas a um menor volume uterino, com consequente aumento do risco de aborto espontâneo, parto prematuro, baixo peso ao nascer, anomalias da placenta e ruptura uterina.
O transplante de órgãos vitais como o coração levanta questões complexas na gravidez, como o risco de rejeição do enxerto, o potencial teratogénico da terapêutica e o maior risco de patologia hipertensiva, doença tromboembólica, diabetes e infecções. Assim, a gravidez numa mulher com todas estas comorbilidades exige um acompanhamento multidisciplinar próximo para evitar complicações.
No artigo publicado é descrito o caso clínico de uma mulher transplantada cardíaca que realizou preservação da fertilidade com criopreservação de oócitos e embriões após o diagnóstico de linfoma pélvico não-Hodgkin e antes da quimioterapia e radioterapia pélvica.
Após discussão multidisciplinar e avaliação pré-concepção, a gravidez foi alcançada com recurso ao material criopreservado. O acompanhamento próximo por uma equipa multidisciplinar permitiu uma gravidez normal, sem complicações maternas ou fetais e o nascimento de um bebé saudável.
Resultados e impacto
Trata-se da primeira descrição do nascimento de um bebé saudável numa mulher transplantada cardíaca após irradiação pélvica, quimioterapia e preservação da fertilidade.
A partilha deste caso clínico com a restante comunidade científica permite transmitir que é possível alcançar a gravidez em mulheres transplantadas cardíacas com insuficiência ovárica prematura e iatrogénica após tratamento oncológico, incluindo irradiação pélvica. Salienta-se a importância da vigilância cuidadosa e rigorosa de uma equipa multidisciplinar, devido ao aumento do risco de complicações maternas e fetais.
Teresa Almeida Santos
BMC Pregnancy and Childbirth
Fertility preservation with successful pregnancy outcome in a patient with transplanted heart and non-Hodgkin’s lymphoma - a case report