PUBLICAÇÕES 
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

voiceMED
Estudo de colutórios mostra toxicidade em fibroblastos gengivais humanos

Sobre o estudo

A abordagem unicamente restauradora das lesões de cárie dentária tem vindo a ser substituída por uma de prevenção, de controlo e de intervenção minimamente invasiva. Uma das principais linhas de prevenção da doença visa a diminuição da concentração microbiana da cavidade oral dos doentes.

A clorohexidina tem vindo a ser amplamente utilizada em Medicina Dentária, como antissético, nomeadamente sob a forma de colutório. Apesar de, clinicamente, a sua eficácia como antissético estar comprovada, o seu efeito nos tecidos, nomeadamente durante o processo de cicatrização, tem sido questionado. A atividade antimicrobiana de determinados agentes enzimáticos está, também, descrita na literatura, mas não há estudos relativos aos seus efeitos nos tecidos da cavidade oral.

O trabalho desenvolvido teve como objetivo a avaliação da citotoxicidade de dois colutórios, um de clorohexidina a 0,2% e um enzimático, tendo sido realizado após se ter estabelecido uma cultura primária de fibroblastos gengivais humanos.


Resultados e impacto 

O colutório de clorohexidina e o colutório enzimático apresentaram uma citotoxicidade significativa em fibroblastos gengivais humanos. O colutório de clorohexidina apresentou uma citotoxicidade superior, sendo que os seus efeitos nos fibroblastos foram identificados com concentrações muito inferiores às utilizadas na prática clínica. Ambos os colutórios apresentaram toxicidade dependente do tempo de exposição e da concentração.

Relativamente ao colutório de clorohexidina, os resultados obtidos estão de acordo com os de outros autores, pelo que, em situações cirúrgicas e/ou pós-cirúrgicas, o seu uso deverá ser limitado. Dado o reduzido número de estudos relativos aos colutórios enzimáticos, e de forma a esclarecer o significado clínico da citotoxicidade do colutório enzimático, será necessário o desenvolvimento de novos estudos clínicos.


Maria Filomena Botelho



Odontology
Cytotoxic effects of a chlorhexidine mouthwash and of an enzymatic mouthwash on human gingival fibroblasts


Fotografia de Hung Diesel @ Pixabay